Conecte-se agora

Participante de concurso de beleza é vítima de injúria racial, em Xapuri

Publicado

em

Um vídeo que circula na internet desde o último sábado, 7, mostra uma das participantes do concurso Musa do Verão, que fez parte da programação do Festival de Praia de Xapuri, realizado no último fim de semana, sendo alvo de várias ofensas de cunho racista proferidas por pessoas que filmavam a festa de uma área no bar Mirantes Beira Rio, situado logo acima da praia.

Por trás do vídeo, vozes femininas e masculinas ofendem uma das candidatas, de cabelo afro.

“Cabelo liso tá bonita. Não é cabelo bucha”, diz uma mulher. “Cabelo liso tá muito bonita”, enfatiza um homem. Em seguida, a mesma mulher diz: “barrou, barrou a cabelo de bucha”.

As afirmações causaram a revolta de internautas que visualizaram o vídeo na rede social Facebook.

“Repúdio é a palavra que tenho para esse tipo de coisa. Não acreditei quando vi o vídeo, mas é triste saber que é real. Deveriam ser processados para que isso não se repita na nossa cidade”, disse uma internauta.

O inspetor de Polícia Civil Eurico Feitosa diz que o caso requer um registro de Boletim de Ocorrência para que o delegado determine uma investigação. Se identificados, os autores podem responder por injúria racial.

Injúria racial e racismo

Embora possam ser confundidos, os conceitos jurídicos de injúria racial e racismo são diferentes. O primeiro está contido no Código Penal brasileiro e o segundo, previsto na Lei n. 7.716/1989. Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça.

Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, além da pena correspondente à violência, para quem cometê-la. De acordo com o dispositivo, injuriar seria ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

[videopress jLMk6ZxS]

Acre

Inauguração do comitê de Petecão é adiada no Vale do Juruá

Publicado

em

O senador licenciado e candidato ao governo do Estado do Acre pela “coligação com a força do povo”, Sérgio Petecão (PSD), teve a primeira agenda de campanha nesta terça-feira, 16, adiada.

De acordo com o assessoria de campanha do candidato, estava previsto para às 8h da manhã a inauguração do comitê em Rodrigues Alves, contudo, a solenidade precisou ser adiada.

No entanto, o primeiro dia de campanha segue normalmente no Vale do Juruá, às 10h Petecão entregará o plano de governo na Associação Comercial na região. A tarde, deve ocorrer a inauguração do comitê eleitoral.

Continuar lendo

Acre

Márcia Bittar come pão com manteiga e toma café com leite

Publicado

em

A candidata ao senado pelo PL, Márcia Bittar, foi a primeira chegar na concentração para a grande caminhada que ocorre na manhã desta terça-feira, 16, data que marca o início da campanha eleitoral.

Antes de se encontrar com a candidata ao governo, Mara Rocha, o vice Fernando Zamora e o candidato a reeleição, deputado Flaviano Melo, a ex-esposa de Márcio Bittar aproveitou alguns minutos para tomar café. Márcia saboreou um pão com manteiga e tomou café com leite.

“Estamos aqui no coração de Rio Branco, no Mercado Elias Mansour, tomando um cafezinho. Vamos conversar com as pessoas, levar nossas propostas, dizer o que a gente pensa, dizer o que a gente não concorda e escutar, principalmente a demanda do coração do eleitor”, citou.

Continuar lendo

Acre

Mara Rocha inicia campanha no Calçadão falando em “liberdade”

Publicado

em

A candidata ao governo pelo MDB, Mara Rocha, iniciou o seu primeiro dia de campanha nesta terça-feira, 16, em uma extensa caminhada no Calçadão da Benjamin Constant, ao lado do Terminal Urbano, até o Mercado Municipal. Acompanhada do deputado federal Flaviano Melo, Fernando Zamora, seu candidato a vice, e Márcia Bittar, candidata ao senado, Rocha deu o tom de propostas para a população.

“Hoje é o início desta caminhada, estou aqui ao lado do nosso vice-governador Fernando Zamora. Estamos aqui dando a largada para um Acre desenvolvido, nós queremos progresso para o nosso Estado, desenvolvimento, um estado baseado na agricultura, na pecuária. Temos que avançar, o Acre tem pressa de vencer. E o mais importante: liberdade para a nossa população”, frisou a candidata.

Já Maricá Bittar, afirmou que pretende conversar com as pessoas e falar de propostas. “Estamos aqui no coração de Rio Branco, no Mercado Elias Mansour, tomando um cafezinho. Vamos conversar com as pessoas, levar nossas propostas, dizer o que a gente pensa, dizer o que a gente não concorda e escutar, principalmente a demanda do coração do eleitor”, citou.

Principal entusiasta da candidatura de Mara, Flaviano relembrou campanhas memoráveis do MDB. “Estamos começando animado, com Mara Rocha, vamos dar uma caminhada bem do jeito que o PMDB gosta. É 15 na rua de novo para a grande vitória”, disse o presidente do MDB no Acre empolgado.

Na tarde de hoje Mara grava programa eleitorais a noite participa de uma reunião com apoiadores no bairro Bosque, em Rio Branco.

Continuar lendo

Acre

David Hall se reúne em 1º dia de campanha em três bairros

Publicado

em

O primeiro dia de campanha eleitoral em 2022 do candidato ao governo do Acre David Hall, do AGIR, começou às 8 horas desta terça-feira, 16, com reuniões de campanha nos bairros Sobral, Conjunto Bela Vista e Jardim Alah, na capital acreana.

A previsão de encerramento das primeiras reuniões em campanha para Hall nesta terça é às 11 horas. David Hall é professor de filosofia no Instituto Federal do Acre (Ifac) e na rede pública estadual. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo de governador no Acre, sendo sua primeira disputa em 2018. Em 2020 disputou uma vaga de vereador.

O professor afirma que sua campanha eleitoral será focada na Economia, Saúde e Educação.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!