Menu

Mailza defende cobranças em atendimentos no SUS aos danos causados por motoristas bêbados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A senadora Mailza Gomes apoia integralmente a proposta que obriga motoristas embriagados pagarem o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) quando envolvidos em acidentes com vítimas. Mailza é a relatora desse projeto.


A ideia avança no Senado e vem recebendo mais apoios do que reações contrárias em enquete disponibilizada pelo canal e-cidadania, mas 302 pessoas ainda consideram justo que a saúde pública arque com os custos de danos causados por motoristas e motociclistas infratores, um fardo de R$ 2,9 bilhões entre 2009 e 2018.

Publicidade

No seu relatório à Comissão de Assistência Social (CAS), a senadora Mailza Gomes não deixou dúvida quanto à ação danosa dos que dirigem sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas: “O trânsito mata mais de 40 mil pessoas por ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 70% e 80% das vítimas de acidentes de trânsito são atendidas pelo SUS. Esses acidentes são a segunda causa mais frequente de atendimento nos serviços públicos de urgência e emergência”. Daí, segundo ela, ser razoável, a cobrança.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido