Menu

Gladson tem o cetro e os afetos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Certa vez o ex-governador Romildo Magalhães, por quem nutro respeito e amizade, me disse que quando era governador, no dia do seu aniversário, não coube tanto carro no bairro em que mora e gente em sua casa. “Eu nunca tinha visto na vida tantas pessoas em um aniversário”, contou. Era seu último ano de governo!


O Certo é que no ano seguinte, na data festiva de seu nascimento, só apareceu os filhos e pouquíssimos amigos. O mesmo aconteceu com o ex-prefeito Isnard Leite, pessoa do bem, que foi bancário, conselheiro do TCE e prefeito de Rio Branco com a renúncia de Flaviano Melo para disputar o governo em 2002. E assim sucessivamente. Faz parte do comportamento humano.


Depois que uma pessoa ou partido deixar o poder (com raríssimas exceções) parece ser natural que os que se beneficiavam dele encontrem desculpas para mudar. Aconteceu durante a ditadura militar com a Arena, com o MDB depois que o Sarney saiu da presidência, com o PSDB quando o Serra perdeu para o Lula e agora acontece com o PT.


Não só no Acre, mas em todo o Brasil. O PT ainda tem a sorte de ser um partido orgânico, ideológico, de uma militância convicta e forte. As baixas no PT devem continuar nos próximos anos, principalmente dos que detinham cargos. Quem tem o cetro do poder agora é o governador Gladson Cameli. Aliás, tem o cetro e os afetos. Que fique esperto!


. Os gregos tinham uma maneira de explicar esse fenômeno:


. Depois que o rei de Tebas, Édipo, descobriu que tinha matado o pai Laio, casado e gerado os filhos Etéocles, Ismênia, Antígona e Polinice com a própria mãe, Jocasta, renunciou ao trono.


. Os dois filhos Etéocles e Polinice resolveram expulsar o velho cego e disputar o trono à espada.


. Uma tragédia!


. Antígona tentou impedir que o pai Édipo saísse de Tebas, mas de nada adiantou, ela acompanhou a jornada de sofrimento do pai até sua morte e sepultamento em Atenas.


. Com essas tragédias, os Gregos queriam explicar muitas coisas.


. Entre elas, a de que, quando se perder o poder, se perde amigos, familiares.


. Conheci um pastor que dizia que quando alguém decidisse ser candidato deveria ler Prov. 4:23, tem que guardar o coração.


. Se não guardar o coração perde a eleição, os amigos, a família e até a fé!


. Deixando de lado a viagem na maionese, vamos a nossa vidinha política do cotidiano:


. A Semírames voltou!


. Estamos salvos, graças a Deus!


. Não estou de brincadeira!


. Essa semana começa mais uma guerra entre o governo e a Assembleia Legislativa, os deputados não aceitam os vetos do governador Gladson em nove projetos.


. O líder do governo, deputado Luís Tchê (PDT), vai para a prensa da casa de farinha, vai escorrer o caldo da manipueira.


. Tchê terá que convencer os deputados da base a manterem os vetos ou se juntar a eles para derrubar.


. No mínimo se abster como fez o deputado Daniel Zen (PT) quando era líder no governo passado.


. Chama a Evelena que ela explica o que vai acontecer exatamente na sala dela!


. É lá o muro das lamentações!


. Hoje, audiência pública na Câmara proposta pelo vereador Rodrigo Forneck (PT) para debater o alcoolismo fetal.


. Os debates na Câmara estão devagar, quase parando!


. Nas eleições de 2022 não haverá mais a coligação proporcional, ou seja, partidos grandes elegem deputados estaduais com menos votos.


. É o que vai acontecer na eleição para vereador no ano que vem.


. Bom dia!