Nabor Júnior: Uma vida dedicada ao Acre

Trinta e seis anos depois de ter governado o Acre, Nabor Júnior revela, pela primeira vez, que recebeu “cantadas” de empresários para “rachar ganhos em negócios” que eram fechados com o Estado. O ex-governador é considerado pelos acreanos como o gestor mais honesto que já sentou na cadeira de governante do Palácio Rio Branco, motivo pelo qual se diz feliz.
Nabor Júnior passou pelo Acre no começo deste mês. Esteve em Tarauacá, sua terra natal e Rio Branco, onde lançou o livro de memórias UMA VIDA DEDICADA AO ACRE, no qual narra momentos até então desconhecidos dos acreanos.

Os vereadores em sessão online desta quinta-feira, 14, decidiram por manter o veto ao Projeto de Lei (PL) que suspende a cobrança de empréstimos consignados feitos pelos servidores públicos do município junto a instituições financeiras pelo prazo de 90 dias.
O placar ficou 9 votos a 4. Os vereadores que votaram a favor da derrubada do veto foram Eduardo Farias (PCdoB), Jakson Ramos (PT), Mamed Dankar (PROS), e Rodrigo Forneck (PT).
A medida tinha sido aprovada no dia 7 de abril pelos vereadores e na última quarta-feira, 6, foi vetada integralmente por Neri que alegou que o veto se deu após recomendação da Procuradoria Geral do Município (PGM). Segundo o órgão, a medida não é de competência do poder municipal, e sim do Governo Federal.
O vereador Eduardo Farias (PCdoB) defendeu que os vereadores derrubassem o veto de Neri. Segundo ele, não há nenhuma inconstitucionalidade no PL.
“Não é inconstitucional, porque nós não estamos em uma situação normal, estamos vivendo uma situação de exceção. Por isso que a prefeita decretou estado de emergência”, ponderou.
Ele afirmou que o fato Neri estar negociando com bancos para estender o pagamento dos consignados não representa um benefício para os servidores, uma vez que eles vão continuar tendo que pagar com cobrança de juros.
A líder da prefeita, vereadora Elzinha Mendonça (PSB) defendeu a manutenção do veto de PL.
“Eu concordo plenamente com algumas colocações do vereador Eduardo Farias. Na verdade os bancos (as instituições financeiras) jamais iriam perder pois fazem o seu papel, no entanto, o município não pode legislar sobre um pacto que é feito entre o cliente e as instituições bancárias, e outra coisa o vereador colocou que a prefeita foi fazer um acordo na busca de auxiliar, acordo é uma coisa, lei é outra”, relatou.

Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta de Cinzas (26) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Podcast Bar do Vaz
Pecuaristas cobram de Gladson protocolo que facilitará exportação de carne bovina

Pecuaristas estão ansiosos para que o governador Gladson Cameli (Progressistas) crie as condições exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para tornar o Acre em área livre de aftosa sem vacinação. Esta recomendação do Ministério da Agricultura atende pedido da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e permitirá atender a mercados consumidores mais exigentes, para ampliar a exportação da carne acreana.
Anteriormente, o prazo para conseguir esta garantia era novembro, mas devido aos problemas nas instalações exigidas no protocolo, ele foi prorrogado para março deste ano. Para ser reconhecido como livre de aftosa sem vacinação o Estado precisa preencher um protocolo que dê a segurança para manter a área livre de vacinação e sem a doença. No Acre o pecuarista Fernando Zamora, vice-presidente da Federação da Agricultura lidera o grupo de fazendeiros que cobra a medida do governo. Este assunto foi discutido nesta terça (28), no Bar do Vaz.
Ouça no Spotify:
Podcast Bar do Vaz
Podcast: Acre oficializa o seu primeiro grupo de 50 investidores em ações da Bolsa de Valores

Poupar sempre foi a melhor garantia de futuro. E agora com a recuperação da economia brasileira e queda dos juros, continua sendo um desafio escolher a melhor forma de investir o dinheiro que sobra. A poupança, apesar da tradição, começa a perder espaço para investimentos menos conhecidos.
No Acre, um grupo de investidores se associaram a XP Investimentos e hoje comemoram a boa decisão em aplicar em fundos variados, garantido melhor rendimento de seus capitais.
São 50 pessoas que, sob a orientação do agente de investimento Gustavo Silveira, têm motivo de sobra para sorrir.
Nesta terça-feira (14), Gustavo bateu um papo com o jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz.
Ouça no Spotify:
-
Destaque 4
Mãe de mais um bebê que morreu de suspeita de Síndrome Respiratória se desespera no PS
-
SAIU O EDITAL
Edital Sesacre: concurso oferece 622 vagas com salários de R$ 1.392,81 a R$ 6.561,76
-
PEGOU FOGO
Sede da empresa Verágua é atingida por incêndio no interior do Acre
-
O PAU CANTOU
Sessão na Câmara de Boca do Acre tem pancadaria entre vereadores de situação e oposição
-
Acre
Acre registra mais de 400 novos casos de Covid-19 em 24 horas
-
ASSISTA AO VÍDEO
Imagem de monitoramento mostra choque frontal de motos em Sena Madureira
-
Destaque 4
Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em Cruzeiro do Sul
-
Cotidiano
Por causa do aumento do diesel, Ricco tira 11 linhas de ônibus de circulação nesta terça-feira