Menu

Desfile Cívico em Rio Branco reúne cerca de 5 mil pessoas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Avenida Getúlio Vargas, no centro de Rio Branco, foi tomada na manhã deste sábado pelos Desfiles Cívicos-Militares da programação do Dia da Independência do Brasil, comemorado neste 7 de setembro. O governador Gladson Cameli celebrou o grito de “Independência ou Morte”, proclamado por Dom Pedro l em 1822, saudando o povo acreano pela luta que anexou o estado ao Brasil. “Somos acreanos e somos Brasil triunfantes de nossa luta”, disse.

Segundo informações do Tenente Coronel Luciano, Diretor Operacional da Polícia Militar do Acre, estiveram nas arquibancadas ao longo da avenida ao menos 2 mil pessoas. Desfilando, havia mais de 2.500 participantes, entre tropas militares, estudantis e entidades, chegando, ao todo, a estimativa de quase 5 mil pessoas na comemoração deste ano.

Anúncio

FOTO: PEDRO DEVANIR

O céu aberto e o calor forte com temperatura passando dos 30°C não incomodou o público, que fez questão de presenciar o evento do início ao fim. A programação começou por volta das 8 horas e encerrou às 11h.

 

Entre as atrações, a revista às tropas, realizada pelo governador ao lado da família, o desfile de alunos de escolas de Rio Branco, e militares dos Bombeiros, PM, Polícia Civil, Exército Brasileiro, entre outros.

O aposentado Raimundo Firmino Negreiros, de 72 anos, participou do evento para prestigiar os desfiles dos netos, estudantes da rede pública. Ele conta que já é costume presenciar a cerimônia. “Já participei outras vezes e gosto muito. É um momento importante para respeitar nossa pátria”, disse.

O prefeito do município de Epitaciolândia, Tião Flores, se apresentou ao lado de membros do Centro do Idoso da cidade, trajados de “Marias Bonitas” e “Lampiões”. O grupo entregou um presente ao governador Gladson Cameli e para a primeira-dama, Ana Paula Cameli.

FOTO: SÉRGIO VALE

Em seguida, se apresentaram estudantes de diversas escolas estaduais da capital acreana, com suas tradicionais fanfarras.

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, de Rio Branco, abriram os desfiles cívicos neste 7 de setembro. As fanfarras de ambas as instituição atraíram muitos aplausos do público presente nas arquibancadas. Muitos familiares acompanham os alunos durante a apresentação da APAE. Os estudantes carregam cartazes de conscientização do meio ambiente, com pedidos de “salvem a Amazônia”.

FOTO: SÉRGIO VALE

O transito no centro de Rio Branco sofreu algumas alterações durante a manhã. Além da Avenida Getúlio Vargas, outras quatro avenidas também foram interditadas para a realização do evento, que foram: Avenida Brasil, Rui Barbosa, Benjamin Constant e rua Porto Leal, todas nas proximidades do Palácio Rio Branco.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.