Categories: Acre

Aprender um 2º idioma ainda criança é a melhor opção

Por
Mari Tavares

Qual a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? Aprender dois idiomas ao mesmo tempo é ruim? Indagações como essas sempre estão presentes quando a pauta é o ensino bilíngue. Com o mercado de trabalho mais competitivo e a globalização, é comum que os pais queiram preparar seus filhos desde cedo para o futuro. Matriculá-los em um colégio de ensino bilíngue pode ser uma das alternativas.


O bilinguismo infantil ainda é pouco compreendido e visto com enorme cautela. Devido à falta de familiaridade e de conhecimento sobre essa forma de ensino, pais e educadores muitas vezes temem consequências negativas da exposição das crianças a duas línguas desde cedo. Porém, estudar um segundo idioma na infância estimula as funções cognitivas das crianças, o que é extremamente positivo para o aproveitamento das outras disciplinas na escola.


É importante lembrar que o ensino de inglês infantil deve deixar de lado as pressões do uso do idioma e investir em atividades divertidas que estimulem o interesse da criança. Um aprendizado prazeroso possibilita um maior e mais rápido desenvolvimento no inglês, principalmente quando a escola trabalha o novo idioma a partir de um ano de idade, como é o caso da escola Happy World Bilingual School


Quando uma pessoa começa a estudar inglês na infância é bem provável que chegue fluente à vida adulta. Ter o inglês fluente não só abre diversas portas no mercado de trabalho, como possibilita a interação com pessoas de diferentes culturas. Um criança que aprende inglês de forma dinâmica e adequada tem tudo para ser um adulto bem sucedido profissionalmente.


Cuidados

É preciso observar alguns aspectos na hora de trabalhar dois idiomas nas escolas. Conversamos com Samara Soares, coordenadora da escola Happy World Bilingual school , e de acordo com ela, o ideal é que antes de fazer a matrícula da criança em uma escola bilíngue, os pais possam antes checar se a instituição tem valores e filosofias com quais se identifiquem. Depois também é importante saber o número de horas que a criança ficará exposta a outra língua e, por fim, observar se o aluno está realmente adquirindo proficiência na língua.


Share
Por
Mari Tavares

Últimas Notícias

  • Televisão

Galvão Bueno confirma negociações com a Band para 2025; saiba mais

Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…

25/12/2024
  • Famosos

Nasce Clara, filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda

Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…

25/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima se manifesta após alta: “Enfrentar esse desafio”

Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…

25/12/2024
  • Destaque Entretenimento

“Sonic 3” e “O Auto da Compadecida 2” estreiam nesta quarta no Cine Araújo em Rio Branco

O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…

25/12/2024
  • Extra Total

Policiais penais frustram tentativa de fuga de três detentos na FOC antes do Natal

Policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos que haviam cerrado o…

25/12/2024
  • Nacional

Esquerda e direita enfrentam desafios na renovação de líderes visando eleições de 2026

À medida que a disputa presidencial de 2026 começa a tomar forma, o Brasil se…

25/12/2024