Menu

Mauro Sérgio diz que mais de 120 professores foram desligados do EJA após a desistência de 7 mil estudantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O impasse que envolve o desligamento de professores e o fechamento de turmas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) é o tema do momento nos corredores da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 4. O secretário de Educação do Estado do Acre, professor Mauro Sérgio, foi sabatinado na Sala das Comissões, após atender o requerimento de convocação protocolado pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) na semana passada.


Cercado por parlamentares e assessores, o gestor da educação destacou a importância do Ensino de Jovens e Adultos, mas também enfatizou suas mudanças programáticas devido o modelo de ensino ser semestral. Ele revelou na audiência que no início de 2019, mais de 19 mil alunos estavam matriculados neste módulo, porém neste segundo semestre, na matrícula, apenas 12 mil se mostraram interessados em continuar os estudos.

Publicidade

“Consequentemente, com a diminuição de alunos, existe uma readequação no número de professores, porém estamos fazendo um esforço para reaproveitar esses profissionais em outros módulos de ensino”, explicou Sérgio.


Questionado pelo deputado Edvaldo Magalhães, que existe nos bastidores a cogitação que podem ter mais de 1.000 professores desligados, o Secretário rebateu a informação de e reiterou que 135 profissionais estão sendo desligados, sendo 23 na capital e 110 no interior do Estado.



O secretário revelou ainda sobre a dificuldade de realocação de estudantes levando em conta os territórios dominados por facções criminosas no Estado. Segundo ele, a Educação Estadual fez um levantamento criterioso para redistribuir os alunos para completar turmas. “Existe uma realidade que nos bate a porta por causa dessa questão de território. Um aluno de um bairro não pode estudar em outro bairro e por ai vai. Levamos em conta isso. Nenhum aluno do EJA ficou sem estudar, muito pelo contrário, todos tem garantias de que terão professor e uma sala de aula, porém esse é um processo de readequação”, explicou.


Os técnicos da Secretaria da Educação que também se fazem presentes na sabatina, explicaram que mais de 90% dos contratos do professores do EJA são provisórios justamente devido a dinâmica de ter mais ou menos alunos disponíveis. Segundo eles, quem trabalha nesse módulo de ensino é ciente que pode haver mudanças de acordo com a demanda.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido