No início da tarde desta segunda-feira, 2, ventos de cerca de 60 km/h causaram estragos em Cruzeiro do Sul. Na hora do vendaval, o Corpo de Bombeiros atendeu três ocorrências de mais urgência: uma árvore foi arrancada pela raiz e caiu em cima de uma residência.
Em outra ocorrência, o telhado inteiro de uma residência foi arrancado pela ventania. As duas casas ficam na mesma rua, no bairro São José.
Em outro chamado, os bombeiros cortaram vários pés de açaí que ameaçavam cair em cima de uma casa no bairro Cruzeirão, na Estrada do Tiro ao Alvo.
O sargento Felipe Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, diz que não houve vítimas, apenas danos materiais.
De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, em Porto Walter, foram registrados ventos de 72km/h, sendo os mais fortes deste ano, até o momento. Em Cruzeiro do Sul, os ventos atingiram 59km/h, e, no Parque Estadual do Chandless, chegaram a 55km/h. “Tais ventanias foram consequência da incursão de pulsos úmidos do Atlântico (PUA), os primeiros desta temporada de chuvas que se aproxima. Nos próximos dias, poderão ocorrer mais temporais, com fortes ventanias, em qualquer município do Acre, inclusive, em Rio Branco”, disse.