O tema Amazônia domina os debates no Congresso Nacional. Na Câmara e no Senado as pautas atuais acabam se encontrando com o assunto do momento, que é a questão ambiental, notadamente o agravamento das queimadas na Região Norte do Brasil. O assunto chama atenção da comunidade internacional, mobiliza países e gera algumas ações legislativas. Mas, o que pensa a bancada acreana sobre a questão? Em raras ocasiões tantos parlamentares se manifestaram sobre o caso e o ac24horas reuniu a opinião dos parlamentares que expuseram seus pensamentos -lembrando que alguns tem ação direta na questão, como o senador Sergio Petecão, membro titular da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso. Os que não estão citados o podem fazer a qualquer que será incorporado. Então, veja o que pensa parte da bancada do Acre sobre meio ambiente, queimadas, Amazônia…
Perpétua Almeida, do PCdoB, esteve na Serra do Divisor, no Acre, na fronteira do Brasil com o Peru, e constatou a preocupação dos produtores rurais, seringueiros e castanheiros locais com o possível desmonte da proteção ambiental por parte do governo federal. De acordo a deputada, há menos focos de fogo naquela região porque existe uma base do Exército que protege a fronteira.
Doutora Vanda Milani defende a postura do governo Bolsonaro diante da crise em relação às queimadas na Amazônia. Na visão dela, parte da comunidade internacional, levada por imagens de impacto e influenciada pelo ambientalismo ideológico, aponta erroneamente a gestão federal como responsável pelos danos ambientais na região.
Doutora Vanda Milani ressalta que, nesta época do ano, a Região Amazônica enfrenta o problema da baixa umidade do ar, que, segundo ela, potencializa os incêndios. A congressista afirma que o Brasil deve aceitar a ajuda internacional, mas alerta que o problema das queimadas não pode servir de pretexto para atingir a soberania nacional.
O senador Marcio Bittar voltou a afirmar que é preciso enfrentar o problema da Amazônia sem demagogia ao lembrar que o Brasil já viveu momentos piores, em governos anteriores, mas não houve a mesma mobilização. “Não me lembro de assistir aos mesmos atores que hoje pregam a catástrofe fazerem nenhum tipo de ação para que o governo brasileiro, o Brasil, passasse pelo constrangimento por que passa hoje. Será que é porque à época o presidente era outro, era o Lula? A ministra era a Marina Silva”, disse Bittar.
O senador disse ficar envergonhado quando assiste ao que classificou de autodestruição quase coletiva de brasileiros e colegas parlamentares favoráveis à campanha internacional. “Me parece que dão razão à mais deslavada e cara de pau campanha internacional para, no mínimo, deixar a Amazônia governada não apenas pelo Brasil”, declarou o senador acreano.
Jesus Sérgio lembra que o Acre é um dos estados que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.
Ele diz que está preocupado com o anúncio da Alemanha e da Noruega de suspender os recursos destinados ao fundo de proteção da floresta. Jesus Sérgio pede que o Banco da Amazônia seja o gestor do fundo, no lugar do BNDES, de forma a favorecer os estados da região Norte.
A esquerda, que hoje tenta prejudicar o Presidente Bolsonaro, o chamando de destruidor da Amazônia, nada fez para acabar com as queimadas e não conseguiu promover a reforma agrária nos 14 anos que passou no comando do Brasil.
O PT administrou o Acre por 20 anos e foi o governo que mais devastou as florestas do Acre. O Ano de 2005, que tinha Jorge Viana como Governador do Acre e Marina Silva como Ministra do Meio Ambiente, bateu o recorde na incidência de queimadas até os dias atuais.
Chega de hipocrisia e de tentar condenar produtores rurais que alimentam o país. A Câmara dos Deputados irá apoiar o Brasil e não aceitaremos interferência de quem quer que seja. A Amazônia é nossa, é do Brasil”.
Jadson Pinheiro de Souza, de 26 anos, foi ferido com um golpe de faca na…
O Clube de Regatas Flamengo publicou em seu site na noite deste domingo (24) uma…
Confira no ac24horas os melhores momentos da torcida e do jogo amistoso entre o time…
Os fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, do ac24horas, capturaram neste domingo, 24, os momentos…
O governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades, fizeram o descerramento da placa do…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…