Categories: Acre Notícias Política

Mais de 11 mil acreanos estão na lista de espera por cirurgias

Published by
Da redação ac24horas

Cirurgias eletivas representam o maior gargalo do setor. Ortopedia e urologia complementam essa fila. 30% dos pacientes ortopédicos esperam mais de 90 dias por atendimento. Governo quer entregar o Instituto de Traumatologia em dezembro e desafogar fluxo de novo Pronto Socorro.


A deputada estadual Antônia Sales (MDB) denunciou uma fila de pelo menos 11 mil pacientes na espera por uma cirurgia no estado do Acre. De acordo com o levantamento feito pela parlamentar, pacientes que precisam de consultas eletivas enfrentam longa espera pelo atendimento.


Oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cirurgia eletiva é aquela que não possui caráter de urgência e depende de marcação para ser realizada. O procedimento pode ser de média e alta complexidade. Mais de 4.500 pessoas esperam pelo atendimento em todo o estado.


Fora as cirurgias eletivas, outros dois gargalos são as cirurgias de ortopedia e urologia. Segundo uma assistente em saúde que pediu para não ter seu nome divulgado, cerca de 30% das cirurgias de ortopedia agendadas esperam mais de 90 dias. Cerca de 1.350 pacientes estão na fila de espera.


Na área de urologia, a demanda também é grande. Cerca de 1.149 pacientes estão esperando cirurgias. O estado do Acre registrou mais de 1,4 mil casos de câncer em homens acima de 20 anos de idade nos últimos cinco anos.


A assessoria da secretaria de saúde do estado atribui aos casos de ortopedia, a lotação do novo Pronto Socorro de Rio Branco. O gerente do hospital, Areski Peniche, constatou o aumento no número de pacientes com necessidades na área de ortopedia assim como a insuficiência de leitos para atender a demanda.


De acordo com o que a reportagem apurou, a Secretaria de Saúde faz um levantamento das cirurgias eletivas e dos casos de ortopedia e urologia. Casos de otorrinolaringologia e ginecologia também estão entre as prioridades estudadas pela equipe da secretária Mônica Feres. Outras demandas estão ligadas a mastologia, neurologia, oncologia, pediatria e cirurgias plásticas. A secretária já apontou problemas de gestão no sistema em todo o estado, seja por conta da incapacidade de suprir a demanda, seja pela falta de integração entre as redes de assistência em seus diferentes níveis de complexidade.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Aprovado em concurso da Sesacre largou trabalho para estudar: “me pediu só a comida”, diz mãe

Nesta segunda-feira, 29, o governador Gladson Cameli (PP) postou no seu Instagram um depoimento emocionante…

29/07/2024

Pai pela quarta vez e cobrança dos filhos por herança: saiba valor do patrimônio de Zezé Di Camargo

O cantor Zezé Di Camargo, 61 anos, que vai ser pai pela quarta vez, falou…

29/07/2024

SENAI firma contrato com Agência de Negócios do Acre

O SENAI/AC e a Agência de Negócios do Acre (Anac) assinaram, na manhã desta segunda-feira,…

29/07/2024

Inscrições para casamento coletivo na Expoacre começam em agosto

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) se prepara para realizar, por meio do Projeto…

29/07/2024

Mazinho muda candidato e coloca Gilberto Lira na disputa pela prefeitura

Após o ac24horas apresentar nesta segunda-feira, 29, uma pesquisa do Instituto Delta que mostra o…

29/07/2024

Caçamba cai em córrego após ponte desabar em Rio Branco; veja o vídeo

Uma caçamba caiu em um córrego na Rua dos Diamantes, no bairro Xavier Maia, em…

29/07/2024