Categories: Destaque 7 Notícias

Estudo prevê chuvas abaixo da normalidade nos próximos meses

Published by
Thais Farias

Dados divulgados pela Unidade de Monitoramento Hidrometeorológico nesta segunda-feira, 26, elaborados por diversas instituições do estado para verificar a situação das chuvas, garante que nos próximos meses de setembro e outubro a incidência de chuvas no Acre deve ficar abaixo da faixa normal dos padrões climatológicos do estado.


A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe técnica da secretaria estadual de Meio Ambiente. Ambas atuam na coleta de dados, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Atualmente, a previsão é de que haverá redução de chuva, com números abaixo do que ocorridas em anos anteriores.


Por meio de um mapa, é possível notar a previsão de precipitação para o final do mês de agosto, setembro e outubro de 2019. Segundo as informações constantes no relatório, o maior volume de chuvas nesse período deve ficar em apenas 50mm.


“A região leste deverá concentrar até 20 mm de precipitação”, diz o relatório, o que, conforme as instituições responsáveis, ainda é um número positivo para o período. A região oeste do Acre deverá concentrar até 50 mm de precipitação. Segundo o estudo, os únicos municípios que devem concentrar um número acima do esperado de chuva para esta época são Tarauacá e Feijó.


Major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, afirma que, na prática, a baixa incidência de chuva provoca maior número de queimadas. “O impacto do ponto de vista operacional da corporação é um maior número de incêndios, dificuldade na navegação, captação de água”, afirma, além de contabilizar prejuízos agrícolas, temperaturas elevadas e saturar o serviço de saúde.


Mesmo assim, técnicos da secretaria de Meio Ambiente garantem que essas condições não alteram e nem intensificam processos na região. “Temos previsão de chuva nos próximos 60 dias, porém abaixo da média”, informou o órgão.



Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Colisão entre motos deixa entregadores feridos em Rio Branco

Uma colisão entre motocicletas deixou o entregador Raimundo Cardoso de Araújo, de 48 anos, ferido…

30/07/2024

Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime organizado

A quinta fase da Operação Mute, realizada em todos os presídios e penitenciárias do país,…

30/07/2024

Duplex de Jô Soares é vendido a R$ 11,2 milhões; veja o apartamento de luxo

O apartamento em que o apresentador Jô Soares morou abaixou o preço e segue à…

30/07/2024

Botafogo e Bahia empatam em jogo acirrado e mantêm duelo aberto na Copa do Brasil

Botafogo e Bahia fizeram um jogo bastante disputado, mas ficaram no empate por 1 a…

30/07/2024

Justiça lança documento sobre uso de câmeras por policiais

Baseado em evidências e na aplicação em mais de 40 países, o Ministério da Justiça…

30/07/2024

Emerson Jarude é oficializado como candidato à prefeitura de Rio Branco

O deputado estadual Emerson Jarude teve sua candidatura a prefeito de Rio Branco e a…

30/07/2024