Categories: Destaque 6 Notícias

Cinco casos suspeitos de sarampo no Acre foram descartados

Published by
Thais Farias

Começou nessa quinta-feira, 22, a vacinação preventiva às crianças de seis meses a menores de 1 ano contra o sarampo em todo o país. Segundo a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas no estado, foram notificados cinco casos suspeitos de sarampo em 2019, mas todos foram descartados por critério laboratorial, conforme preconizado pelo MS. “Os últimos casos confirmados de Sarampo no Acre foram no ano de 2000. O Estado mantém uma rotina ativa de ações a fim de evitar a reintrodução do sarampo”, afirma Renata Meireles.


No Acre, as equipes de saúde receberam nesta sexta, 23, o documento do Ministério da Saúde (MS) que oficializa o encaminhamento e as orientações da campanha no estado. Agora, todas as crianças devem ser vacinadas com uma dose tríplice viral, devendo manter as recomendações estabelecidas no calendário nacional de vacinação.


Conforme o documento, “a vacinação de rotina contra o sarampo deve ser mantida na população de 1 (um) ano até 49 anos de idade, considerando-se o histórico anterior de vacinas que contenham componente sarampo”, informa.


A secretaria estadual de saúde no Acre (Sesacre) tem realizado algumas ações para intensificar o combate à doença. “Assessoria e capacitação aos profissionais de saúde quanto à notificação e manejo clínico de um paciente suspeito, busca ativa, educação em saúde através de palestras, folders em unidades de saúde, escolas e instituições públicas e privadas, elaboração de notas técnicas e boletins epidemiológicos”, elenca Meireles.


Além disso, existe uma parceria com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). “A vacinação é a melhor forma de prevenção”, ressalta a técnica. A vacinação preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças em todos os estados.


As doses servem para crianças que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, e também previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.


A campanha busca intensificar a vacinação das crianças, que são mais suscetíveis a casos graves e óbitos. Pais e responsáveis também devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Taís Araújo comenta dívidas que foram parar na Justiça: ‘Erro contábil’

A atriz Taís Araujo foi prestigiar o show de Madonna no sábado (4) em Copacabana…

05/05/2024

Thales Bretas sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo: ‘Nem o tempo cura’

No sábado, 4, o dermatologista Thales Bretas compartilhou uma mensagem para o homenagear o ator…

05/05/2024

Mulher de Stênio Garcia detalha tentativa de golpe que casal sofreu

Marilene Saad se pronunciou neste sábado (4) sobre ter contratado uma garota de programa para…

05/05/2024

Inadimplência segue caindo no Acre, mas é 0,67% maior que média nacional

A inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo, segundos os dados atualizados até março.…

05/05/2024

Produtores de café passam por oficina e dão ao Acre a 2ª maior produção do Norte

Durante essa semana, produtores de café do interior do Acre tiveram a oportunidade de participar…

05/05/2024

Madonna leva 1,6 milhão a Copacabana e supera recorde histórico dos Rolling Stones em 2006

De acordo com estimativa divulgada pela Riotur na madrugada deste domingo, o show de Madonna…

05/05/2024