O coronel do exército Lauro Lemos será o novo Diretor-presidente da Fundação Hospitalar do Acre. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 21, pelo governador Gladson Cameli ao ac24horas.
Segundo Cameli, Lemos foi uma indicação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e tem acesso livre a pasta da saúde federal. “Ele vai passar só um tempo na Fundação e a minha ideia é colocá-lo mais para frente para coordenar toda a saúde das regionais do Envira, Feijó e Juruá”, explicou o governador.
Gladson sinalizou para o ac24horas que pretende regionalizar a saúde. “Quero desburocratizar a saúde. Penso em colocar um subsecretário em casa regional, um no Alto Acre, um no Purus, outro no Juruá e por aí vai. Quero a saúde funcionando. A população não pode esperar. Estou fazendo de tudo para tentar destravar essa situação”, disse.
O coronel do exército gerenciou a Santa Casa de Misericórdia do Rio Grande do Sul e tem uma vasta experiência na área de gestão. O ac24horas apurou que ele já está no Acre há pelo menos 20 dias fazendo levantamento da situação da Fundação. Ele deve ser nomeado nesta quinta-feira, 22.
O militar substituirá o odontólogo Lúcio Brasil que comandava a Fundação desde o início do ano e foi exonerado oficialmente nesta quarta-feira, 21. Brasil era uma indicação política do deputado estadual José Bestene (Progressistas), que vem travando uma guerra pública contra a atual secretária de saúde, Mônica Feres.