Categories: Cidades Notícias Política

Prefeitura de Epitaciolândia leva exames de ultrassonografia a comunidade do interior

Published by
Raimari Cardoso

No último fim de semana, a comunidade do Rubicon, no interior do município de Epitaciolândia, recebeu um atendimento médico incomum até mesmo para a grande maioria das cidades acreanas, a partir do setor público de saúde: exames de ultrassonografia.


A ação foi resultado de um atendimento itinerante deslocado até a localidade rural situada nos limites do município com os vizinhos Xapuri e Brasiléia. Foram realizadas 109 consultas médicas, com o fornecimento dos medicamentos receitados, e 60 exames de ultrassonografias, além de exames de glicemia, preventivos para o câncer de colo de útero, aferição de pressão arterial e vacinações.


A secretária de Saúde do município, Terezinha Ribeiro Flores, enfatizou a qualidade e a inovação dos serviços oferecidos. 


“Estamos inovando. Somos o único município do Acre que está trazendo para comunidade rural exames de ultrassonografia, e isso é um avanço para nossa saúde.” 



Moradores como a dona Raimunda Soares, e o professor José Fernandes, que atua na comunidade, destacaram a importância da ação municipal. 


“É muito bom poder contar com os serviços oferecidos pela prefeitura, pois assim pude consultar minha neta e recebi todas as medicações gratuitamente, sem precisar me deslocar até a cidade”, disse a moradora.


“Para nós é muito difícil ir até a cidade em busca de atendimento médico. A prefeitura trazendo esse benefício até nós, ajuda muito. Por isso quero parabenizar o prefeito Tião Flores e toda sua equipe pelo brilhante trabalho”, agradeceu o professor.”



De acordo com a prefeitura, o programa de atendimento itinerante é realizado desde o ano de 2017. A Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o funcionamento de uma farmácia básica com 190 itens disponíveis mais os medicamentos de uso controlado.


Em 2019, o município de Epitaciolândia já bateu a meta de investimentos em saúde estipulada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 15% da arrecadação, segundo a secretária Terezinha Flores. 


“Estamos trabalhando arduamente para garantir o melhor para nossa população. Tivemos muitos avanços por entender que a saúde é meta principal para melhorar a qualidade de vida de nossa gente.” 


Parte dos recursos investidos pelo município de Epitaciolândia em saúde são destinados também ao TFD – Tratamento Fora do Domicílio, especialmente para ao pacientes da área de nefrologia que necessitam fazer sessões de hemodiálise na capital.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Projeto abre inscrições para oficina de arte e absorventes ecológicos

A mestra, artesã e musicista Zenaide Parteira, abriu inscrições para as oficinas de "Confecção de…

30/04/2024

Após visitar túmulo de Anderson Leonardo, ex-affair MC May diz que perdoou o cantor

Página virada. Após visitar o túmulo de Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, MC May diz…

30/04/2024

‘Foi um susto’, dizem pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara

Os pais de uma das alunas acusadas de racismo contra a filha mais velha da…

30/04/2024

Netflix divulga teaser de minissérie ficcional sobre Ayrton Senna

A Netflix acaba de divulgar o primeiro teaser de Senna, minissérie original que acompanha a…

30/04/2024

Incêndio destrói computadores e documentos na sala da FEM

Um incêndio, ainda sem causa definida, em uma sala da sede da Fundação Elias Mansour…

30/04/2024

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024