Menu

Devo não nego, mas só pago quando puder

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diz um ditado político que, no poder tudo pode. Na verdade, o contexto da frase significa que quando você tem a chave do cofre na mão tudo se torna mais fácil. A derrota fragorosa do PT, a maior dos últimos 20 anos no Acre, é um episódio que está longe de ter sido o último capítulo para o partido. A ressaca da derrota ainda está por vir. A cobrança pública do marqueteiro petista das duas últimas décadas, David- Sento-Sé, repleta de ironias, querendo receber do PT e dos ex-candidatos majoritários pela campanha do ano passado, é um sintoma da pindaíba que o partido vai começar a enfrentar daqui em diante. Os empresários amigos dobram a esquina, não estão mais no governo para fazer arranjos financeiros, e o marqueteiro David terá mesmo que esquecer o Whisky americano Jack Daniels e continuar bebendo a cachaça Ypióca, porque não vai receber o dinheiro tão cedo. Ficou claro na declaração do presidente do PT, Cesário Braga, ao BLOG DO CRICA, ontem, a respeito desta cobrança: “Desde que assumi direção do PT não fui procurado por ele, porém nunca o procurei também”. Diz que vai pagar, mas ressalva: “Não vou saber precisar agorinha o valor, e nem com qual empresa dele é, mas está devidamente registrado junto ao TRE”. Pode ser traduzido da seguinte forma: eu devo, não nego, mas pago quando puder. O certo é que o PT tem que ir se acostumando que terá que disputar a eleição do próximo ano sem as benesses do poder, sem recursos fartos para dar aos candidatos, sem cargos para oferecer, e, pelo visto, terá de procurar outro marqueteiro. Os novos tempos políticos serão de pindaíba para o PT, sem banquete, no máximo, no menu, cachorro-quente. E implorando para montar as suas chapas.


VÃO SENTIR A BARRA


Os dirigentes do PT já vão sentir a barra pesar já na eleição do próximo ano. Antes, no poder, estalavam o dedo e chovia de candidato a vereador, porque em troca sempre tinha um cargo para oferecer em caso de derrota, agora, sem pau para dar no gato, o buraco é mais embaixo. 


PELOS ARES DO ACRE


Um leitor me fez no fim de semana uma observação real: “Estão criticando o Gladson Cameli pela contratação de um jatinho. Nada novo. Esquecem os críticos que, o ex-governador José Augusto comprou um avião DC-3 para o Estado e batizou de “Dim Araújo”, e o Flaviano Melo, quando governador, contratou um jato Lear-Jet que ficava à sua disposição no aeroporto”.


PS, PRÉDIO NOVO, PRÁTICAS VELHAS


Duas situações divulgadas semana passada no Face, e que retratam que o Pronto Socorro não mudou. A de um cidadão que chegou 1 hora no PS com dores abdominais e não foi atendido pela falta de um clínico-geral, que só chegaria às 7 horas da manhã, e a de um médico otorrino que fez um atendimento humanitário para atender uma criança, porque no PS não resolveu.


NÃO CAIU A FICHA


Foram rejeitados nas urnas, saíram do poder como o governo mais impopular dos últimos vinte anos, e ainda se acham com o direito de apontar rumos? Agora, só em 2022.


O QUE MELHOROU DE CONCRETO?


Fora o seu esforço em inaugurar o novo PS, cujas obras se arrastavam há 10 anos e a compra programada de 74 milhões de reais de medicamentos, cabe uma pergunta ao governador Gladson Cameli: o que mudou para melhor no atendimento, com a vinda da médica Mônica Feres para ser a sua secretária de Saúde? Nada! Continua tão ruim como no governo passado.


DIFÍCIL DE SER BATIDO


O deputado federal Flaviano Melo (MDB) fez uma observação ao BLOG DO CRICA, sobre a eleição municipal do próximo ano em Sena Madureira: “será muito difícil que os adversários consigam derrotar o prefeito Mazinho Serafim, não tenho dúvida de que ele será reeleito”.


ATAQUE LIBERADO


Conversei com o deputado federal Flaviano Melo (MDB). O que observei claramente é que deu carta-branca para os ataques do deputado Roberto Duarte (MDB) ao governo do Gladson Cameli. Quando perguntei se os ataques tinham seu aval, desconversou e riu. Alguma dúvida?


SEM LEGENDA


O deputado federal Flaviano Melo (MDB) adiantou ao BLOG DO CRICA que, a aliança do vereador Rogério Pontes (MDB-Brasiléia) com a prefeita Fernanda Hassem (PT), a persistir, vai redundar no partido lhe negar legenda para disputar a reeleição e nem facilitar a sua saída.


CASOS RECENTES


O MDB já conseguiu recentemente na justiça a cassação dos mandatos dos vereadores Cruzeirenses Marivaldo da Várzea e Lucila Brunetta, com base na infidelidade partidária.


O PREJUÍZO SERÁ CERTO


A prefeita Socorro Nery ainda não disse se disputará a reeleição no próximo ano. Mas caso entre na disputa deve ficar atenta, para um fato: se colocar no seu palanque figuras do governo passado o seu prejuízo político será certo, pela transferência de desgaste.


IMAGEM DESCOLADA


O seu melhor caminho é manter uma imagem descolada do governo passado e construir uma rota política própria, que tenha a sua cara. Principalmente, com a sua imagem popular melhorada em muito com a sua intervenção na cidade, que recebeu com as ruas esburacadas.


NEM MAIS E NEM MESMO


Todos os anos nesta época o ar da capital fica tomado pela fumaça das queimadas. Não é nenhuma novidade. Nem mais nem menos do que aconteceu em anos anteriores. Não foi a patuscada do IMAC e Secretaria do Meio-Ambiente de prometer facilidades ambientais, anistia de multas, que causou isso.


POSIÇÃO CORRETA


Os governadores da Amazônia Legal, inclusive o Gladson Cameli, estão certos ao não endossar a posição do presidente Jair Bolsonaro de ironizar o corte de recursos da Noruega e Alemanha para a preservação ambiental. O Acre, um Estado pobre, não pode dispensar os recursos.


MESMA BATIDA


O deputado federal Alan Rick (DEM) fez um produtivo primeiro mandato. No segundo mandato segue a mesma batida de liberar recursos aos municípios sem olhar partidos.


MDB SE ARTICULANDO


O MDB já tem alguns nomes definidos para disputar prefeituras no próximo ano. Roberto Duarte em Rio Branco. Francisco Tavares em Plácido de Castro, em Sena Madureira o Mazinho Serafim. Falta definir nomes em Cruzeiro do Sul e Brasiléia. O Glorioso estará ativo em 2020.


O ACRE É UM ESTADO POBRE


O Diretor da EMATER-ACRE, Tião Bocalom, indaga quais os benefícios concretos dos 90 milhões de reais recebidos pelo Acre de países como Noruega e Alemanha. Se não teve resultado é passado, o certo é que o Acre, um Estado pobre, não pode abrir é mão de recursos na ordem de 70 milhões de reais. Bocalom, o PT já era: é hora de esquecer o retrovisor.


VAMOS PARAR COM O CHORO


Que os últimos quatro anos do governo do PT foram um fracasso, as urnas confirmaram, lhes impondo uma derrota histórica. O que o acreano quer saber o que o atual governo vai fazer para desenvolver o Acre. Bocalom, quem casa com a viúva, cria os filhos. Chega de choro.


QUEREMOS VER A PRODUÇÃO


O que queremos ver é a revolução prometida para o campo, o produzir para empregar.


 VINGANÇA, UM PRATO QUE SE COME FRIO


O culpado por este processo eleitoral que condenou o ex-prefeito Vagner Sales e o prefeito Ilderlei Cordeiro, é o vice-governador Major Rocha, que armou a gravação de um diálogo com um candidato a vereador de compra de votos, para ajudar o seu então candidato a prefeito, Henrique Afonso, na época do PSDB. Por isso, o Rocha não espere de ambos, apoio em 2022.


SONHO DO MDB


O sonho dos dirigentes do MDB é formar uma chapa para a disputa da prefeitura da capital, no próximo ano, tendo o Roberto Duarte (MDB) para prefeito e a Marfisa Galvão (PSD) de vice.


VEIA HUMORÍSTICA


O deputado federal Flaviano Melo (MDB) tem uma veia humorística. Com o governador Gladson Cameli apanhando de chicote de couro do deputado Roberto Duarte (MDB) na ALEAC, e assim mesmo ainda acha que o Duarte será o candidato ao governo. Só se for masoquista 


CONSOLIDAÇÃO NA ÁREA RURAL


Os 94 milhões de reais que estavam quase perdidos estão garantidos pela Caixa Econômica Federal para a recuperação de ramais. Se o governo selecionar os ramais mais produtivos, fizer um trabalho de vergonha nestas vias, vai se consolidar na zona rural. Se pulverizar se queima.


MUDANDO DE BASE


O casal Dêda e deputada Maria Antônia (PROS), ao que indica, em 2022 não ficarão restritos ao colégio eleitoral de Rodrigues Alves, que sempre foi o seu reduto principal. Estão investindo pesado politicamente em Brasiléia, Acrelândia e Epitaciolândia, formando novas bases.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.