Categories: Destaque 6 Notícias

OAB pede a suspensão da abertura de cursos de Direito

Published by
Da redação ac24horas


O secretário-geral da OAB, José Alberto Simonetti, e o diretor tesoureiro da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, se reuniram com o ministro da educação, Abraham Weintraub, para solicitar a suspensão da autorização para abertura de novas graduações em Direito, pelo prazo de cinco anos, até que se verifique a qualidade dos cursos já existentes. O encontro foi nesta semana, no Ministério da Educação, e teve a participação do assessor especial do ministro da educação, Victor Safatis Metta, e dos deputados federais, Felipe Francischini (PSL-PR) e Caroline de Toni (PSL- SC).


“A função da OAB é colaborar para o aperfeiçoamento e a promoção da qualidade do ensino jurídico no país. Externamos nossa preocupação com o elevado número de cursos autorizados nos últimos anos e com a precariedade de determinadas instituições que oferecem ensino jurídico. Nossa solicitação é para que tenhamos um prazo para avaliar os cursos já criados”, afirmou Simonetti.


Para José Augusto Araújo de Noronha, “o Brasil não precisa de mais nenhum curso jurídico nos próximos 30 anos. O que há necessidade é uma maior fiscalização para que os cursos, que não alcançaram os índices de qualidade apresentados para a abertura das vagas, sejam fechados. A situação é grave, na medida em que esses cursos lançam milhares de bacharéis no mercado, que não tem condições de serem aprovados no Exame de Ordem e, portanto, não podem exercer a advocacia”.


De acordo com o documento entregue pela OAB ao Ministério da Educação, “no ano de 2019, foram autorizados 121 cursos de Direito com 14.891 vagas anuais, totalizando atualmente 1.684 cursos jurídicos em funcionamento no Brasil, em sentido contrário a opinião emitida por esta Instituição. Ressaltamos que no período de 2005 a 2011 foram criados 324 cursos de Direito ao passo que no período de 2011 a 2019 (atual) foram criados 472 cursos (anexo), o que ratifica a ausência de critérios adequados à criação dos cursos”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI)…

27/04/2024

Criciúma atropela o Vasco e recebe aplausos em São Januário

O Criciúma parecia o Manchester City jogando contra um time da Segundona Inglesa, em São…

27/04/2024

Gracyanne Barbosa publica vídeo em pole dance com música de Belo

Gracyanne Barbosa, 40, voltou ao pole dance na tarde deste sábado. Ela publicou uma sequência…

27/04/2024

Alan Rick propõe Auxílio Desastre Rural para agricultores familiares

O Senador Alan Rick (União-AC) apresentou o Projeto de Lei 982/2024, que visa instituir o…

27/04/2024

Pela 3º vez consecutiva, Recol Motors Yamaha ganha troféu de performance

A concessionária Recol Motors Yamaha, em Rio Branco, foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como…

27/04/2024

2° edição da Churrascada Atacale tem degustação de carnes e disputa emocionante

O Atacale, com o patrocínio do Grupo GP7 e o frigorífico Frigonosso, realizou neste sábado…

27/04/2024