Menu

Ricardo França assume coordenação do gabinete do governador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a nova estrutura de gabinete divulgada no Diário Oficial do Acre, como a reportagem adiantou, Ricardo França assumiu de vez a coordenação de gabinete do governador Gladson Cameli. O organograma distancia o chefe do executivo da Casa Civil.

A ação de mudança comandada por Cameli e a troca dos principais assessores começou ainda em junho, quando ele passou a despachar do gabinete instalado no Palácio Rio Branco. O governador confessou para pessoas próximas seu descontentamento com os fuxicos e as intrigas dentro da cozinha governamental.

Anúncio

Assessores antigos de extrema confiança do governador não passaram por seu crivo no Palácio Rio Branco. Um deles, Flavio Silva, foi remanejado para a diretoria financeira do Deracre. Flavio era uma espécie de ajudante de ordem de Cameli. O pedido para afastá-lo do convívio pessoal veio de Manaus.

Rosangela Gama também perdeu terreno na relação mais próxima com o staff governamental. Pesou contra ela, segundo informações do Palácio Rio Branco, o tratamento dado a aliados. Essas ações passaram a ser comandadas por Ricardo França, um velho conhecido do gabinete do governador em Brasília, quando o mesmo era Senador.

Ricardo vem ao Acre em ocasiões especiais, como a inauguração do novo Pronto Socorro. Ele também responde pelas principais mudanças que vêm sendo executadas na área da saúde. É o criador de Mônica Feres e o projeto de militarização do setor.

Migraram juntos para o Palácio Rio Branco, o gabinete militar, a chefia de gabinete e uma assessoria técnica. O secretário de articulação política Alysson Bestene também circula na nova composição de assessores próximos de Cameli, assim como a secretaria de comunicação, Silvania Pinheiro.

A casa civil, comandada por Ribamar Trindade e uma equipe de petistas de carteirinha, continua funcionando na antiga Casa Rosada, na avenida Brasil, ligada à Procuradoria e Controladoria Geral, coincidentemente, o trio nomeado com aval do Conselheiro que formavam o antigo Grupo de Planejamento Permanente e Estratégico (GPPE). Extinto pelo governador essa nomenclatura passou a ser coordenada pela Secretaria de Planejamento, nas mãos do MDB.

Além de intrigas e fuxicos, Cameli tem dito que as mudanças estruturais na equipe que o acompanha diariamente, ocorre para acabar com burocracias exageradas e o controle do ego de alguns secretários que ainda não se adequaram ao estilo do governador, o principal deles, o imediatismo.

Cameli disse na manhã de segunda-feira durante programa semanal na Rádio Aldeia que não suporta a palavra “não dá, não tem condições, vamos ver”. A última pesquisa revelou que 62% dos acreanos confiam na forma de Gladson Cameli fazer gestão.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.