Categories: Destaque 3 Notícias Política

Alan Rick apresenta emenda para garantir médicos formados no exterior no Médicos pelo Brasil

Published by
Assessoria

O deputado federal Alan Rick (DEM), um dos principais defensores dos médicos brasileiros formados no exterior na Câmara dos Deputados, saiu mais uma vez em defesa da categoria. O deputado protocolou nesta terça-feira (06), na Comissão Mista da Medida Provisória 890/2019, proposta de emenda para garantir que eles possam atuar no Programa Médicos pelo Brasil, lançado na semana passada pelo Governo Federal para substituir o Mais Médicos.


Na avaliação do parlamentar acreano, que é Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Médicos Brasileiros e da Revalidação (FMBR), não é admissível que estes profissionais brasileiros – formados, em sua maioria, em países como Bolívia, Paraguai e Argentina -, fiquem de fora do programa, uma vez que o edital prevê vagas apenas a profissionais formados no Brasil.


“Não é justo que os profissionais formados no exterior fiquem de fora do Programa, uma vez que são eles os que mais se dedicam ao trabalho nos município mais carentes do país, onde a maioria dos médicos com CRM não se dispõem a ir. Além disso, sequer tivemos novo edital do Revalida. A defesa desses profissionais continua sendo minha prioridade”, destaca Alan Rick. A emenda do deputado federal foi assinada também pelos senadores Marcos Rogério (DEM/RO) e Zenaide Maia (PROS/RN), além dos deputados Jaqueline Cassol (PP/RO), Ricardo Barros (PP/PR), Fábio Trad (PSD/MS), Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Mauro Nazif (PSB/RO), e João Roma(PRB/BA).


A participação de grande parte dos médicos formados no exterior no Programa Mais Médicos só foi possível graças a uma emenda semelhante de Alan Rick na Medida Provisória 723/2016. “Esses médicos são profissionais que conhecem a realidade brasileira, e que estão dispostos a trabalhar nas comunidades mais carentes e isoladas do Brasil”, lembrou o deputado federal. Com a nova emenda, a exemplo da anterior, milhares de médicos brasileiros poderão servir o país por meio do novo programa.


“A proposta abrange principalmente os milhares de médicos brasileiros que se formaram em outro países e que só querem retornar para servir o Brasil, inclusive nas regiões mais remotas, onde os médicos com CRM comumente renunciam às vagas”, destaca Alan Rick.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Mega-Sena acumula, mas oito acreanos faturam quase R$ 10 mil

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2754 da Mega-Sena, com um prêmio…

29/07/2024

Segunda-feira será quente, ensolarada e sem chuvas no Acre

O tempo tende a permanecer firme, quente, seco e ensolarado no Acre, em Rondônia, na…

29/07/2024

Sine oferta 69 vagas de emprego nesta segunda em Rio Branco

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 69 vagas de emprego nesta…

29/07/2024

Duas pessoas morrem afogadas em Brasileia no final de semana

Na tarde de domingo, 28, duas pessoas morreram afogadas na região de fronteira no interior…

29/07/2024

Justiça encontra Danilo Gentili após cinco anos de ação de Preta Gil

Danilo Gentili já entrou em alguns apuros por conta de suas piadas. Uma delas, envolvendo…

29/07/2024

Acre tem a quinta menor adesão ao Prouni, com 2.027 inscritos

Balanço inicial do Ministério da Educação (MEC) indica que o processo seletivo do Programa Universidade…

29/07/2024