Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado neste dia 5 de agosto, a Prefeitura de Sena Madureira, por meio da secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária, irá mobilizar até o próximo dia 8 todos os profissionais da área da saúde pública junto à sociedade civil com intuito de alertar os moradores para a importância da prevenção da saúde. As ações, em sua maioria, dizem respeito ao cotidiano da população, desde a ingestão de alimentos, consumo de produtos de cosméticos até atendimentos em serviços de saúde.
Para dar início às atividades, foi realizada uma solenidade na manhã desta segunda-feira no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que marcou a abertura da terceira Semana de Vigilância Sanitária na cidade, que este ano aborda o tema ‘Alimentos Contaminados, Fonte de Doença’. O secretário de saúde do município, Daniel Herculano, disse que as ações tem cunho de orientação. “O objetivo não é notificar os estabelecimentos, mas incentivar um serviço de qualidade para a saúde da população. Tratar da saúde da população. Estamos com uma série de atividades educativas para melhor instruir, orientar e fazer com que os moradores entendam a prevenção de doenças”, afirmou o secretário.
A secretaria estadual de saúde (Sesacre) apoia a realização das atividades no município. “Temos que trabalhar em conjunto, uma vez que os serviços e produtos circulam em todos os lugares. Nossa intenção é que tudo esteja dentro dos padrões mínimos para que não cause danos à saúde”, afirmou o coordenador estadual de Vigilância Sanitária no Estado, Márcio Ribeiro. As ações voltadas para a prevenção são regidas pela vigilância sanitária, órgão de fiscalização que age diretamente naquilo que pode levar danos à saúde através de serviços ou produtos.
“É por meio de ações como esta que objetivamos unir a população num bem comum, que é a propagação da saúde”, destacou o coordenador das ações de vigilância no município, Rodrigo Bortolan. Segundo ele, a ideia é mostrar que além da parceria, os órgãos de saúde também precisam do apoio e contribuição dos moradores. “Mostramos que o trabalho que a vigilância faz no decorrer do ano previne significativamente as doenças e as zoonoses – transmitidas por animais”, explica Bortolan.
Para isso, equipes da prefeitura farão esta semana inúmeras palestras abertas ao público. No dia 7, uma blitz educativa estará no centro da cidade informando e alertando a população quanto aos cuidados sanitários. Uma equipe também irá a escola da zona rural Leonice Bregence, levando apresentação teatral para os alunos sobre higienização pessoal e de alimentos.
Uma palestra sobre manipulação de pescado será oferecida a pescadores do município. A Creche Criança Feliz vai receber uma equipe com apresentação de teatro, bem como a Creche Padre Paolino. O Dr. Mário César, gerente de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) vai palestrar o sobre a raiva e como evitar que os animais contraiam a doença. Os microempreendedores e vendedores ambulantes terão uma palestra sobre contaminantes alimentares, realizada por representantes da Anvisa e, por fim, profissionais da saúde terão palestra sobre lixo contaminado.
A Vigilância Sanitária de Sena Madureira atua na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde, como comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outros e também oferece ações educativas.
Participaram também da solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros em Sena, Tenente Juscelino Pacheco, os vereadores Ney Areal e Dos Anjos, representando a Câmara Municipal, além de profissionais da saúde, como coordenadores, enfermeiros, dentistas, entre outros.