Menu

“Eu aceitei ajuda porque eu precisava salvar uma vida”, diz médico sobre polêmica em Feijó

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico Romell Shalin Ayala Caldeiron, diretor técnico do Hospital Geral de Feijó, se viu envolvido em uma polêmica após permitir que um médico, sem CRM, o auxiliasse durante uma cirurgia. A polícia chegou a invadir o centro cirúrgico depois de receber a denúncia.


O médico aceitou conversar com o ac24horas sobre o que ocorreu no dia e sobre a presença do profissional que não tem CRM, portanto, pela lei não pode atuar na medicina, a não ser que seja em programa específico como é o Mais Médicos.

Publicidade

Romell Sharlin não negou que tenha permitido a participação do profissional sem CRM. Pelo contrário, afirmou que não é a primeira vez que isso acontece. Disse ainda que a ajuda é necessária por conta da falta de médicos em quantidade suficiente no município de Feijó. “Eu não consigo entender essa polêmica. A paciente precisava ser operada de forma urgente, já que corria o risco de morte dela e do bebê. Na escala de plantão, não tinha ajudante cirúrgico. Eu aceitei a ajuda de um médico formado, que está pronto para atender, tanto que está se candidato a uma vaga no Mais Médicos. Eu não chamei um pedreiro não, foi um médico”, diz Romeu.


O profissional é Antônio Adinan Silva da Silveira, que já ajudou outras vezes em cirurgias no Hospital Geral de Feijó. “Quando não há médico na escala e tem uma emergência a gente agradece que esse médico, que tá formado, com todos os documentos podem ajudar. Eu queria saber onde está o delito. Não estou matando, nem roubando, estou salvando vidas. Estamos no interior e aqui para salvar uma vida a gente precisa usar de todos os meios”, diz Romeu.


Romell afirma que assume sua responsabilidade. “Eu aceito minhas responsabilidades. Fui eu que solicitei o médico, que é formado, e aguarda lotação no Mais Médicos. Agora, eu pergunto, se ele pode trabalhar pelo Mais Médicos porque não pode ajudar em uma cirurgia de emergência?”, pergunta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido