Categories: Destaque 6 Notícias

Encontro das indústrias de confecções é realizado na FIEAC

Published by
Assessoria

Os desafios das indústrias de confecções do Estado foram o tema principal de um encontro realizado na tarde da última quarta-feira, 24, na sede da FIEAC, em Rio Branco. Durante a reunião, os próprios empresários puderam externar os maiores problemas e necessidades do setor, além de discutir ideias e oportunidades para fortalecer o segmento.


A programação do evento contou, ainda, com a apresentação do portfólio de produtos e serviços da FIEAC para o setor de confecções, além do detalhamento do Plano Plurianual do Sebrae. Na abertura do encontro, o presidente da Federação das Indústrias, José Adriano, relatou que a instituição está iniciando uma programação que visa uma maior aproximação com os sindicatos patronais.


“Teremos uma série de encontros que iniciamos nesta oportunidade pelo Sindicato das Indústrias de Confecções (Sincon). Nossa ideia é que todos interajam com ações e projetos da FIEAC e do Sebrae. O entendimento é de promovermos um associativismo que tenha representação significativa e que as ações tratadas pelos sindicatos patronais cheguem a todos os empreendedores”, destacou José Adriano.


Em seguida, representantes do SENAI e da FIEAC detalharam, entre várias ações voltadas para o setor de confecções, que a Escola SENAI Cel. Auton Furtado, que está em fase final de revitalização, passará a contar com três modernos laboratórios para o ramo: modelagem e corte, costura industrial e cad vestuário. Além disso, o SENAI está em processo de aquisição do ‘Audaces’, software para modelagem de roupa com tecnologia avançada, e também lançará, nos próximos meses, o primeiro curso Técnico em vestuário do Acre.


Já o diretor-técnico do Sebrae no Acre, Lauro Santos, detalhou aos empresários o Plano Plurianual do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e explicou de que forma a instituição pode ajudar a fortalecer o segmento de confecções.



“São gerados milhares de empregos neste setor. Para nós, do Sebrae, significa um segmento de futuro para investirmos. Por isso pedimos que nos mostrem o que esperam para 2020, como, por exemplo, consultorias, capacitações e participação em feiras nacionais com nosso apoio. Temos serviços diversos para oferecer, ensinamos a acessar linhas de crédito, capital de giro, simular retorno. O nosso PPA está começando agora. Tenham o Sebrae como um grande parceiro. Queremos ajudar todos vocês a melhorar, inovar e gerar mais empregos”, enfatizou Santos.


Após serem divididos em grupos de trabalho para discutirem os desafios e oportunidades do ramo, foram colocadas entre os problemas questões relacionadas à carga tributária, burocracia e falta de incentivos fiscais. Já os caminhos e soluções apontaram para promoção de encontros e rodadas de negócios, realização de feiras nos municípios, participação em eventos nacionais têxtil, compras governamentais, estudo de viabilidade para aquisição de matéria-prima no Peru, qualificação para quem atua no segmento, linha de crédito com menos burocracia, entre outros.



De acordo com a diretora da FIEAC e empresária do setor de confecções, Raimunda Holanda, as demandas levantadas pela categoria irão basear um diagnóstico e as soluções serão buscadas com apoio da Federação das Indústrias, do Sebrae e junto ao poder público. “Nosso objetivo é assegurar melhorias para o nosso segmento. Encontros como esse nos motivam a buscar cada vez mais fortalecer o setor de confecções acreano”, assinalou a empresária.


Assessoria FIEAC


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Anitta diz que doença inspirou o novo disco: ‘Já que vou morrer, vou fazer o melhor álbum da vida’

Anitta lançou seu novo álbum, Funk Generation, nesta sexta-feira, 26. O disco é a nova…

30/04/2024

“O Acre tem que sair só da cultura do boi; tem que diversificar”, diz presidente do Idaf no Bar do Vaz

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), José Francisco Thum,…

30/04/2024

Artesão acreano recebe prêmio internacional no Chile com a peça ‘clutch’

Durante encontro no Chile, que celebrou a arte e a cultura sul-americana, o Prêmio de…

30/04/2024

Dois homens são presos ao receberem encomenda com dinheiro falso no Acre

A Polícia Federal prendeu em flagrante nesta terça-feira, 30, dois homens que saíam da agência…

30/04/2024

No interior, Gladson declara apoio a pré-candidaturas de Zequinha e Zé Luís

Ao contrário da capital acreana, onde nem tudo está definido, no interior o governador Gladson…

30/04/2024

Igreja promove arraial em memória de padre Paolino em Sena Madureira

A Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, em Sena Madureira, celebra nesta quarta-feira (01), o…

30/04/2024