Conecte-se agora

Sem regalias, médico Giovanni Casseb chora dentro da cela em delegacia da Polícia Civil

Publicado

em

Acostumado com o conforto de sua residência com mais de 300m² e com o calor das academias que frequentava diariamente, o médico Giovanni Casseb tem convivido com uma realidade bem diferente em uma cela intermediária que separa os corredores funcionais da Delegacia de Polícia Civil da 1ª Regional de Rio Branco, com demais repartições.

Preso através dos desdobramentos da operação de combate à venda ilegal de anabolizantes, desde a última sexta-feira (19) que o médico está em uma cela com menos de 10m², sem televisão e ventilador. Casseb dorme em um colchão fino, no chão e tem alimentação comum, como os outros presos, quentinhas no almoço e no jantar.

Ainda de acordo informações exclusivas repassadas à reportagem, o único a visitá-lo foi o pai, o advogado Atalidio Bady Casseb, que o defende no caso. O Habeas Corpus impetrado pela defesa foi negado pelo desembargador Elcio Mendes. O encontro de Giovanni com o pai foi emocionante. Bady afirma que o filho não tem envolvimento com o suposto esquema.

Para entender o caso

O delegado Pedro Resende, da Delegacia de Repressão a Narcóticos e Narcotráfico (Denarc) preside a investigação de combate à venda ilegal de anabolizantes no Acre. A primeira operação apreendeu vários frascos do produto que, segundo a investigação, é importado de forma ilegal para o país.

A partir dessa apreensão, a Polícia Civil (PC) aprofundou as investigações, chegando à casa e o escritório do médico na última sexta-feira (19). Levado para depor Casseb teve prisão temporária decretada por 30 dias. Com mandados de busca e apreensão, agentes vasculharam a casa e o escritório do médico.

A prisão de Casseb desde a última sexta-feira vem tendo grande repercussão principalmente pelas redes sociais. Na página de facebook do médico, várias são as manifestações de apoio ao médico, a maioria delas, de pessoas comuns, que frequentam academias na capital.

O caso também tem motivado debates no mundo jurídico. Uma das postagens que vem sendo bastante compartilhada é do advogado Giliard Souza. Alegando exagero midiático, o defensor afirma na publicação que o médico não é um criminoso, “ao revés, é um excelente ser humano, professor universitário e amigo”.

A principal contestação é da negativa à liberdade, ato considerado por Giliard como ilegal. “Não somos contra o combate ao crime, somos absolutamente a favor do fortalecimento das instituições que compõem o estado democrático, sobretudo, que os direitos e garantias fundamentais seja estritamente respeitados” seguiu opinando o advogado.

Investigações continuam e podem prender mais envolvidos

O Delegado Resende que preside o caso não aceitou gravar entrevistas para não atrapalhar as investigações, mas confirmou que na casa do médico Casseb foram encontradas amostras de remédios controlados, mesmo medicamento encontrado na casa do garçom Wendel da Silva, preso na primeira fase da operação.

A Polícia Civil quer saber se existem mais pessoas envolvidas no esquema. De acordo com o que a reportagem apurou, os investigadores sabem que uma das portas de entrada de anabolizantes é a fronteira com o Paraguai, mas suspeitam de uma nova rota pelo Acre.

A pena para o crime de comércio ilegal de medicamentos pode chegar a 15 anos de prisão e multa. Os esteroides anabolizantes são hormônios naturais ou sintéticos que promovem ganho de massa muscular, por meio do crescimento das fibras que constituem os músculos.

Já os peptídeos são compostos de aminoácidos, havendo registro da popularização de um desses produtos – utilizado para tratamento de nanismo – com a mesma finalidade.

As consequências do abuso dos anabolizantes para a saúde podem ser muito graves, com o desenvolvimento de cânceres, doenças hepáticas e atrofia testicular.

Anúncios

Acre

Avião que transporta Gladson desvia rota devido forte chuva na Capital

Publicado

em

O voo Latam 3388 que estava programado para chegar em Rio Branco às 13h desta segunda-feira, 18, teve que desviar a rota devido a forte chuva que assola o Acre desde o final da manhã. O mal tempo fez com que o avião que transporta o governador Gladson Cameli, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e seus assessores, fosse para Porto Velho, a capital de Rondônia.

O ac24horas apurou que enquanto a forte chuva perdurar, o avião ficará em Porto Velho para logo em seguida seguir viagem para Rio Branco. À caminho de Rio Branco, o piloto da aeronave ainda tentou ganhar tempo ao circular por duas vezes em território boliviano, mas como as condições climáticas não melhoraram, achou melhor seguir para Rondônia.

Gladson e sua comitiva participaram na manhã de hoje, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de uma agenda com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que entregou oficialmente o primeiro da vacina CoronaVac aos Estados. O Acre receberá nesta primeira leva mais de 41 mil doses que estão sendo transportadas pela Força Aérea Brasileira e que devem chegar ao Estado ainda nesta segunda.

Continuar lendo

Acre

Sessões na Câmara permanecem online, informa N. Lima

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N.Lima, informou que as sessões e reuniões de comissões, que retornam suas atividades dia 02 de fevereiro, devem permanecer de forma remota até que a população esteja devidamente imunizada.

Nesta segunda-feira (18), o Acre receberá 41 mil doses da vacina CoronaVac e iniciará a primeira fase do Plano Nacional de Imunização.

N. Lima comemorou a notícia da aprovação da vacina parabenizando os esforços do governo para aquisição das doses e ressaltou que essa é uma grande vitória para a população “Com certeza, unindo os esforços do, governo federal, estadual e câmaras municipais, seremos mais fortes para combater esse vírus”, comentou.

Sobre manter as sessões online, o presidente foi enfático “A Câmara sempre se posicionou nas ações de combate à Covid19, aprovando leis para garantir o cuidado com a saúde da população rio-branquense, por isso para segurança de todos e até que seja concluído o plano de imunização do estado e município, optamos por permanecer com os trabalhos de forma remota, seguindo as orientações do Pacto Acre sem Covid”, disse N. Lima.

A decisão do presidente N. Lima se justifica, o Brasil já ultrapassa a marca de 209 mil mortes, no acre 44.621 mil pessoas foram infectadas e 835 pessoas morreram em decorrência das complicações causadas pela Covid-19.

Continuar lendo

Acre

KC-390 é o avião que traz a vacina de São Paulo para Rio Branco

Publicado

em

Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), começou a distribuir, nesta segunda-feira (18), as vacinas contra a Covid-19 para 11 capitais do País, entre elas Rio Branco.

Os aviões da Força Aérea Brasileira seguirão as seguintes rotas nesta segunda-feira. O KC-390 Millennium irá para Guarulhos, Brasília, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco. Duas aeronaves C-97 (Brasília) decolarão de Manaus, respectivamente, para Macapá e para Tabatinga.

Já o KC-390 Millennium seguirá de Guarulhos para Goiânia, Teresina e Fortaleza. Enquanto o C-105 (Amazonas) passará por Florianópolis e Campo Grande, saindo de Guarulhos-SP.

Hoje os aviões da FAB devem transportar 22 toneladas de carga, o que corresponde à 132 m³. Isso representa 1/3 de todo esforço logístico previsto para o abastecimento dos Estados com a vacina contra o coronavírus. (Defesa)

Continuar lendo

Acre

Carro fura pneu, capota e deixa seis pessoas feridas na BR-364

Publicado

em

Um grave acidente deixou seis pessoas feridas no final da tarde desse domingo, 17, após um veículo capotar nas proximidades do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, em Rio Branco. Segundo a polícia, o condutor do carro trafegava no sentido Rio Branco-Porto Velho quando, ao tentar fazer uma ultrapassagem, o pneu do veículo estourou, vindo a capotar várias vezes. O carro foi parar em uma área de mata localizada às margens da BR.

Durante o capotamento, duas crianças que estavam no banco traseiro foram arremessadas para fora do carro. Populares que passavam pelo local, ao verem as pessoas feridas, as encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (Upa do 2° Distrito).

As seis pessoas receberam os primeiros atendimentos e em seguida as duas crianças, de 11 e 12 anos, que estavam mais feridas, foram conduzidas por uma ambulância do SAMU ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Policiais Rodoviários Federais estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia, em seguida o veículo foi removido por um guincho.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas