Conecte-se agora

Saiba como ocorre a produção do Urucum no Acre, fruto que rende o famoso tempero coloral

Publicado

em

Você já deve algum dia ter ouvido falar de Urucum, Urucu ou Coloral. Se nunca isso foi citado para vocês, o videomaker do ac24horas foi conhecer uma comunidade de produtores familiares na beira do rio acre onde a principal fonte de renda em grande parte dos moradores e esse fruto.

Planta tradicional que muitas vezes era cultivada em pequena escala, apenas para uso no tempero do dia a dia, mas que nos últimos anos tomou espaço nas propriedades de grande e pequeno porte no Acre.

A maior parte do Coloral, como se chama o tempero depois de industrializado, vem de Rondônia, percorrendo um longo caminho até chegar aos mercados e supermercados, e, assim, sucessivamente em nossa casa. O preço aumenta de acordo com as dificuldades de acesso à tecnologia, tendo em vista que no acre, não existe acompanhamento técnico a quem planta o fruto.

A reportagem conversou com produtores, especialistas e nutricionistas e tira todas as dúvidas sobre o Urucum. Assista o vídeo na íntegra:

video
play-rounded-fill

Na rede

Prefeito de Rodrigues Alves anuncia 22 dias de recesso no fim de ano

Publicado

em

A prefeitura de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, terá um recesso administrativo de 22 dias neste final de ano, quando a sede do executivo e os órgãos públicos municipais, ficarão com as portas fechadas.

O decreto do prefeito Jailson Amorim foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 8. Como exceção, a gestão relaciona alguns serviços como Saúde, Limpeza Pública e do Conselho Tutelar, mas cita expediente apenas interno e a critério de cada secretaria.

Na justificativa do recesso do dia 12 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023, o prefeito diz: “a tradição das festividades natalinas e de ano novo são a oportunidade de permanência dos servidores com suas famílias com a finalidade de confraternização, a necessidade do fechamento das contas do presente exercício para atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal e a redução de custeio da administração publica que o recesso administrativo proporciona”.

A gestão destaca que há pouca demanda pelos serviços municipais neste período.

A vereadora Terezinha Fernandes, do PCdoB, considerou a situação um absurdo. “É brincadeira, um verdadeiro absurdo a prefeitura de Rodrigues Alves de férias em dezembro. Os servidores com salários atrasados, que precisam de atendimento, só até o dia 12 na prefeitura”, disse ela.

Continuar lendo

Acre

Bolsonaristas mantém manifestação no 4° BIS pelo 39° dia seguido

Publicado

em

Dezenas de apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se mantêm acampados pelo 39° dia consecutivo, na Rua Colômbia, em Rio Branco, em frente ao Comando de Fronteira no Acre, o 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4º Bis).

O grupo está no local desde a quarta-feira, 2 de novembro em um movimento que pede intervenção militar por não aceitarem o resultado das eleições do último dia 30 – que homologou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito a partir de 2023

Vestidos de verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os manifestantes também cantaram o hino nacional algumas vezes no dia e fazem orações durante o ato. Nas redes sociais, alguns Bolsonaristas garantem que Lula não subirá a rampa em Brasília.

O ato é considerado antidemocrático, uma vez que a Constituição de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”. No local, o grupo, denominado de patriotas não aceitam conceder entrevistas a imprensa.

Continuar lendo

Acre 01

Cartão de crédito é o grande vilão do endividamento atingindo 87,3% dos acreanos

Publicado

em

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro, apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No Acre, o endividamento e inadimplência subiram 2% , quando comparado com o mês anterior

No cenário nacional, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer recuou 0,3 ponto percentual (p.p.) em novembro deste ano, alcançando 78,9% do total das famílias brasileiras. Quando comparado com novembro do ano passado, a proporção, no entanto, avançou 3,3 p.p., mas em dinâmica de desaceleração

No caso acreano, ainda de acordo com análise da Fecomércio, 11,9% das famílias estão com contas em atraso, e 2% dessas, sem condições de regularizar.

“A maior dívida do acreano está no cartão de crédito, o que representa um total de 87,3% das famílias, lembrando que o endividamento não é considerado inadimplência desde que essa dívida seja paga no vencimento. Desse montante, 96,1% dos endividados possuem renda superior a 10 salários mínimos”, explica Egídio Garó, assessor da entidade.

Além disso, dos endividados acreanos com conta em atraso, 24,3% afirmaram que têm condições de pagar totalmente suas dívidas, enquanto que 53,5% a pagarão em parte. Já 22,2% disseram não ter condições de realizar o pagamento a curto prazo, levando de 30 a 90 dias para sua regularização.

Maior taxa de juros desde 2018 freia endividamento

A desaceleração da proporção de endividados é explicada pela evolução positiva do mercado de trabalho, pelas políticas de transferência de renda mais robustas e pela queda da inflação nos últimos meses. Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, esse conjunto de fatores resultou no aumento da renda disponível.

“Mesmo com o cenário de melhoria do mercado de trabalho, os consumidores seguem cautelosos quanto à contratação de novas dívidas neste fim de ano, tanto pelo alto índice de endividamento e comprometimento da renda quanto pelos juros, que seguem altos”, apontou o presidente.

Continuar lendo

Destaque 3

Servidores da educação podem ficar sem salários por falta da atualização cadastral

Publicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Acre publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 8, os nomes de mais de 500 servidores que não fizeram a atualização cadastral anual obrigatória.

De acordo com a publicação, os servidores têm até o próximo dia 16, sexta-feira da próxima semana para comparecer à Coordenação de Vida Funcional/SEE ou na Representação da SEE de seu respectivo município, sob pena de bloqueio dos vencimentos.

A SEE informa ainda que em caso de bloqueio do salário, o pagamento só será feito no mês de janeiro, obedecendo ao calendário da Folha de Pagamento do Governo do Estado do Acre.

A lista com todos os nomes e município de origem se encontra a partir da página 41 do Diário Oficial de hoje.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.