Os vereadores aprovaram o pedido de autorização para que a prefeitura contraia empréstimo de R$ 48 milhões para iluminar a cidade com lâmpadas de led. Os vereadores Emerson Jarude (sem partido), Marcos Luz (MDB) e N. Lima (PSL) votaram contra.
A prefeitura terá um ano de carência e dez anos para pagar o empréstimo. Os recursos para pagar o financiamento estão garantidos e não comprometem as parcelas do Fundo de Participação (FPM). O objetivo e dotar a cidade de iluminação de qualidade e economizar, já que o sistema de arrecadação desse serviço e deficitário.
Segundo o relator do projeto e líder do Executivo na Câmara, vereador Rodrigo Forneck (PT), os parlamentares votaram em prol da população, em especial, a mais vulnerável.
“O debate da eficiência energética é urgente, pois a atual iluminação pública de Rio Branco não é eficiente. Esse, provavelmente, é o maior investimento social que aprovamos nesta nossa legislatura. Pois, beneficia a população, gerando qualidade de vida especialmente aos moradores das áreas periféricas”, salientou Rodrigo Forneck.
LDO É APROVADA POR UNANIMIDADE
Os vereadores aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) proposta pela prefeitura por unanimidade. Apesar de questionar a autorização da margem de 20% para a prefeita Socorro Neri (PSB) manobrar a Lei Orçamentária, o vereador do MDB, João Marcos, votou a favor.