Menu

Secretária destrói modelo de saúde executado por Alysson Bestene: “não existe”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Assim que assumiu a frente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma das primeiras ações de Alysson Bestene – agora secretário de Relações Políticas e Institucionais, foi retomar a realização de consultas médicas no Pronto Socorro de Rio Branco. Com isso, os pacientes abandonaram os postos de saúde, lotando ainda mais a unidade referência em atendimento de urgência e emergência. Para a nova secretária, Mônica Feres, esse tipo de medida foi um completo erro de gestão.

Feres classificou o atendimento, triagem e classificação de risco no Pronto Socorro com um sonoro “não existe”. “Isso vai mudar, na verdade já estamos mudando. O encaminhamento é completamente outro. Os pacientes devem ser encaminhados ao Pronto Socorro se necessário, e não o contrário. Assim o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS) não funciona. Como vimos, não há fluxo”.

Anúncio

Agora, o trabalho estará voltado à municipalização do sistema de saúde do Estado. Para a gestora, o caminho a percorrer pelo paciente deve seguir as normas do SUS para obter sucesso, coisa que não estava ocorrendo. “Hoje vemos uma saúde sistematizada. A medida adotada anteriormente na saúde não existe, mas aguardem que os agentes comunitários vão chegar à casa de casa um e postos de saúde vão começar a funcionar devidamente”, garantiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.