Categories: Destaque 6 Notícias

Saúde já realizou 17 transplantes de rim, fígado e córnea em 2019

Published by
Agência de Notícias do Acre

Este ano já foram realizados 17 transplantes na Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre), sendo dois de fígado, dois rins e 13 de córneas. No Acre, cerca de 70 pessoas estão na fila de espera por um transplante.


A doação de órgãos ainda é um desafio no estado, mas o número de transplantes poderia ser maior. A recusa familiar, que é mais de 60%, e também a logística em relação a outros estados, dificultam a doação e o número de transplantes.


O Acre em algumas ocasiões deixa de fazer novos transplantes, pois a Central Nacional de Transplantes regula para o estado mais próximo considerando a vida útil do órgão. Por isso, a doação local é de fundamental importância para o aumento de transplantes.


“A divulgação e conscientização sobre doação é importante. Temos muitos pacientes em hemodiálise, que aguardam por uma doação”, explica médica nefrologista Jarine Nasserala, coordenadora do Serviço de Transplante Renal da Fundhacre.


“Há um ano e três meses o Estado não realizava transplante de rim. Estava parado por falta de insumos e de equipe cirúrgica, mas a Sesacre regularizou essa situação”, conta Jarine Nasserala.


No último sábado, 6, foram realizados dois transplantes de rins, graças a uma doação local. A família de uma pessoa do sexo masculino, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) decidiu realizar a doação que veio a beneficiar um homem de 44 anos, inscrito há um ano e um mês na fila de transplante e também uma mulher de 51 anos, que aguardava pela doação há mais de dois anos. Os dois sofriam com insuficiência renal crônica e faziam hemodiálise, procedimento que limpa e filtra o sangue por meio de equipamento específico.


Doação de Goiânia

Na manhã desta segunda-feira, 8, um avião da Força Área Brasileira pousou em Rio Branco, com um fígado vindo de um doador de Goiânia (GO). A doação garantiu que um senhor de 60 anos, inscrito há 40 dias na fila de espera, realizasse o transplante.


“É importante destacar que os transplantes não são feitos por tempo de espera, mas por compatibilidade, entre o doador e receptor. Para ser doador não precisar deixar nada por escrito, basta informar à família, pois, a doação é consentida, ou seja, precisa da autorização da família”, explica Regiane Ferrari, gerente da Central de Transplantes.


Agência de Notícias do Acre


Share
Published by
Agência de Notícias do Acre

Recent Posts

Morre Ian Gelder, ator de “Game of Thrones”, aos 74 anos

O ator britânico Ian Gelder, mais conhecido por seu papel como Kevan Lannister em “Game…

08/05/2024

Tio e sobrinho assassinados no AC eram parentes de ex-policial de Rondônia

Os homens achados mortos no Ramal Samaúma, Rodovia AC-475, zona rural de Acrelândia, nessa segunda-feira…

08/05/2024

MP questiona lei que ‘libera’ clubes de tiro a funcionarem em qualquer horário em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra…

08/05/2024

Ana Paula Renault critica Davi por divulgar próprio pix para doações ao RS

A jornalista e ex-BBB Ana Paula Renault, 42, criticou Davi Brito, 21, pela forma como…

08/05/2024

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

A gigante farmacêutica britânica Astrazeneca retirou nesta quarta-feira (8) do mercado, por razões comerciais, a…

08/05/2024

Publicado resultado definitivo da prova de títulos do concurso do IAPEN

O concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) já tem o resultado da…

08/05/2024