Menu

Pesquisar
Close this search box.

Flaviano Melo diz que Roberto Duarte disputará prefeitura

O presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, garantiu ontem ao BLOG DO CRICA de que o seu partido não abrirá mão de ter candidato próprio à prefeitura de Rio Branco, na eleição do próximo ano, e que o nome a ser trabalhado é o do deputado Roberto Duarte (MDB). O fato de Duarte ter dito recentemente não estar esta candidatura nos seus planos, Flaviano considera que com o correr do tempo e dentro de um novo contexto no ano eleitoral, ele poderá aceitar a missão. “Acho até que o Roberto Duarte poderia ser o candidato único de todos os partidos que apoiaram a eleição do governador Gladson Cameli”, ponderou. Flaviano descartou a possibilidade do vereador Emerson Jarude se filiar ao MDB para disputar a prefeitura da capital. “Nós não tivemos sucesso quando trouxemos nomes de fora para ser o nosso candidato”, enfatizou. O MDB quer ter candidaturas próprias a prefeito no maior número possível de municípios, sinalizou Flaviano (foto) ao BLOG.


MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
O deputado Roberto Duarte (MDB) é uma das revelações da nova safra de políticos e isso nem se discute, mas para tornar real o sonho do deputado federal Flaviano Melo (MDB), de vê-lo candidato apoiado pelo Gladson teria de mudar da água para o vinho a atuação na ALEAC.


NEM DA BASE É
O deputado Roberto Duarte (MDB) nem da base de apoio ao governo Gladson Cameli é, pelo contrário, foi até aqui um dos seus mais ferozes críticos na ALEAC. E este seria um argumento dos dirigentes dos demais partidos aliados do governo para lhe negar apoio à PMRB.


ELEIÇÃO NA FRONTEIRA
Na conversa com o BLOG DO CRICA, o deputado federal Flaviano Melo (MDB) destacou que há municípios onde existem dificuldades para ter um candidato próprio a prefeito, citando como um deles Brasiléia. Mas confirmou que o MDB disputará em Epitaciolândia e Assis Brasil.


SERIA UMA ALTERNATIVA FORTE
A própria prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, pelo seu potencial já é um nome forte na eleição do próximo ano, quando deverá disputar a reeleição. Se aceitar o convite para entrar no partido do governador Gladson e ser a sua candidata, ficaria numa posição privilegiada.


NADA A OFERECER
Fora do poder, com a imagem destroçada na última eleição, o PT, seu partido, não teria muito a lhe oferecer como ajuda na sua reeleição, ao contrário, seria uma carroça carregada de pedras a ser puxada ladeira de tabatinga molhada acima.


QUEM É QUE GARANTE?
Perguntei ontem a uma das figuras mais importantes do governo qual a possibilidade do professor Minoru Kinpara ser candidato a prefeito de Rio Branco com apoio governista. Respondeu, com uma pergunta: “quem garante que ganhando a PMRB não nos dê um chute”?


COM A BÍBLIA NÃO MÃO
Enquanto seu nome virou polêmica dentro dos partidos aliados do governo, Minoru vai se enfronhando em setores conservadores como os evangélicos, na busca de apoio. Era uma das figuras presentes no último culto da Assembléia de Deus do grupo do Pastor Luiz Gonzaga.


OPERAÇÃO NORMAL
A operação financeira proposta pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, junto à Caixa Econômica Federal para a liberação de um empréstimo para custear obras na cidade, dando o FPM como uma das garantias, é perfeitamente normal. Não cabe crítica quanto à legalidade.


UMA BATALHADORA
Não concordo com muitas das pautas que defende, mas não me impede que eu reconheça ser a professora Rosana Nascimento uma batalhadora pela categoria, natural que tenha sido considerada pela justiça como representante legal dos professores à frente do SINTEAC.


LENE PETECÃO
O fato de não ficar com o mandato restrito aos debates da Câmara Municipal de Rio Branco, mas de procurar estar sempre junto às comunidades na defesa das suas reivindicações, deixará a vereadora Lene Petecão (PSD) com cacife de voltar ás ruas em 2020, para buscar a reeleição.


O JOÃO ESTÁ ZANGADO
No programa Tribuna Livre da TV-RIO BRANCO, edição de ontem, o secretário Adjunto do MDB, ex-deputado federal João Correia, detonou o início do governo Cameli, com palavras duras. JC voltou a bater na tecla de que o MDB não participa como partido deste governo.


COMO NÃO FOI, JC?
João Correia disse durante o programa que o MDB ajudou Gladson Cameli a ser governador, mas não foi convidado para se sentar á mesa do banquete. Por mais que tente explicar não convence. O MDB tem duas secretárias, diretorias e dezenas de cargos de confiança na gestão.


BOM BOCADO
O MDB, meu caro João Correia, não só participa da mesa do banquete do governo Gladson Cameli, mas se senta nos lugares mais disputados do repasto pelos demais partidos.


PRECISARIA SER TRABALHADO
Volta e meia o secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, é citado nas rodas políticas como um nome que poderia ser o candidato a prefeito do governo. Opção jovem e qualificada. Mas para isso, o seu nome teria que começar ser trabalhado pelo governador nos aliados.


APOIO ESSENCIAL
Fala-se muito em eleição para a prefeitura de Rio Branco. Mas ainda existem indefinições de políticos que serão essenciais na disputa da PMRB, como exemplo o senador Sérgio Petecão (PSD). Diz que não fala do assunto este ano, mas saber quem apoiará será decisivo, por ser um campeão de votos na capital. Por isso fica difícil discutir com clareza a sucessão municipal.


COMO SE POSICIONARÁ O ALAN RICK?
Como se posicionará o deputado federal Alan Rick (DEM), com nicho eleitoral muito forte na capital? Quem é que terá o seu apoio? Alan, será uma pedra importante no xadrez eleitoral, que ainda não entrou no tabuleiro da sucessão municipal de 2020.


MAIS SÓLIDOS DO QUE NUNCA
Respeito as avaliações contrárias, mas nesta questão de quais são os segmentos mais fortes dentro do governo, não tenho nem temor de afirmar que o Conselheiro do TCE, Antonio Malheiros, e o chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, continuam com muito prestígio.


TUDO MUITO SIMPLES
Antonio Malheiros e Ribamar Trindade são da extrema confiança do governador Gladson Cameli e do pai deste, o empresário Eládio Cameli. E isso explica a importância de ambos.


ACABARIA A CELEUMA
Caso o secretário de Segurança Pública, Paulo César, confirmar a promessa de proibir televisões nas penitenciárias não receberia empecilho da Juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, o que ela defendeu foi que, ou se liberava a todos os pavilhões ou tirava de todos. Este é um confronto que não pode ter novos capítulos, ninguém ganharia.


PERGUNTA E OBSERVAÇÃO
Uma pergunta que chegou do leitor: “em que mundo anda o Edvaldo Magalhães ao dizer que os empresários do Acre vão quebrar? O PT os quebrou, Edvaldo, se é que você não sabe”.


PODE ESQUECER
O vice-governador Major Rocha esqueça conseguir puxar os demais partidos aliados do governo pelo beiço para apoiar a sua birra de ter o professor Minoru Kinpara como candidato a prefeito da capital. Pelo que tenho escutado, os governistas têm outros planos para 2020.


CAMPO DA ESPECULAÇÃO
Nomes citados até aqui como possíveis candidatos à PMRB: Pedro Longo (PV), Jamil Asfury (PSC), Minoru Kinpara (sem partido), Coronel Ulisses Araújo (PSL), Jorge Viana (PT), Raimundo Angelim (PT), prefeita Socorro Neri (PSB), Daniel Zen (PT), Roberto Duarte (MDB) e Thiago Caetano (PROGRESSISTAS). Mas todos ainda no campo das especulações. As definições só vão ocorrer no ano eleitoral. No máximo teremos quatro destes nomes na disputa do cargo.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.