Governo marca arraial para mesma data de circuito junino da prefeita e revolta liga

Por
Leônidas Badaró

A Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) está em pé de guerra com a Fundação Elias Mansour (FEM), responsável pelas políticas públicas culturais no Governo do Estado.


O grande motivo é que a FEM acaba de marcar a realização de seu Arraial Cultural, justamente para a mesma data onde já estava marcada a realização da primeira etapa do Circuito Junino da prefeitura de Rio Branco, nos dias 27 a 30 de junho.


Com isso, é real a possibilidade do Arraial Cultural não ter a presença do que é o mais tradicional no evento, que a arte das tradicionais quadrilhas juninas, que sempre foram a grande atração do Arraial.


Jimy da Silva, presidente da Liquajac, afirma que a entidade não consegue dialogar com a FEM. “Isso é de propósito. O presidente da FEM esteve no lançamento do calendário junino, o que significa que ele já sabia da data em que acontece o evento da prefeitura. A verdade é que não estamos conseguindo ter diálogo com o presidente. Nossa expectativa é tentar marcar uma agenda com o governador na segunda-feira onde vamos tentar mudar essa data. Se não, iremos pra rua fazer barulho, mas não vamos aceitar que se faça um arraial cultural sem a presença das quadrilhas”, afirma.


Nossa reportagem tentou por diversas vezes contato com o presidente da FEM, mas Manoel Pedro Gomes, o Correinha, não atendeu, nem retornou as ligações e não respondeu as mensagens enviadas à seu celular.


Compartilhe
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025