Conecte-se agora

TJ retira de pauta processo que pode fazer André voltar ao cargo

Publicado

em

Os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Acre retiraram de pauta na manhã desta quarta-feira, 19, o pedido de ordem da defesa do prefeito afastado de Senador Guiomard, André Maia (PSD). O advogado de defesa gravou um vídeo explicando que a justiça estadual não teria competência para julgar o processo do gestor afastado.

Segundo a defesa, que tem como principal advogado o jurista Valdir Perazzo, o pedido de ordem junto ao Pleno do Tribunal de Justiça argumenta que a corte não tem competência para julgar o processo de André Maia tendo em vista haver citação de recursos federais. O que segundo a jurisprudência passaria o julgamento para a Justiça Federal.

Em vídeo o advogado explica os motivos que levou a retirada de pauta da questão de ordem que poderia recolocar André Maia ao cargo de prefeito.

[videopress mFQbSiEn]

Acre

Chapa bolsonarista com Mara, Zamora e Márcia é apresentada

Publicado

em

“Aliança Fechada, chapa 100% bolsonarista”, anunciou a agora pré-candidata ao Senado Marcia Bittar (PL), em publicação em sua página do Facebook, na noite desta quinta-feira (4), com fotos junto com Mara Rocha, pré-candidata ao governo pelo MDB, junto com seu vice, o pecuarista Fernando Zamora (PRTB).

“Sou grata a Deus que até aqui tem guiado meus passos, tem me conduzido sempre ao melhor caminho e me cercado com pessoas que compartilham dos mesmos princípios e dos mesmos ideais. Obrigada @mdb.acre15, obrigada nossa pré-candidata ao governo @mararochaacre e seu vice @fernandozamoraac e a todos pelo caloroso acolhimento que recebi”, postou.

“Estou muito feliz e honrada em fazer parte desse projeto e colocar meu nome à disposição do povo acreano como pré candidata ao senado da república”, acrescentou.

Continuar lendo

Acre

Retorno da exigência da carteira de vacina causa tumulto na Expoacre

Publicado

em

Depois de duas noites, a exigência da carteira de vacinação voltou a acontecer na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, nesta quinta-feira (4), onde acontece sexta noite da Expoacre 2022.

A noite desta quinta-feira é dedicada à programação gospel, cuja atração maior será o show da cantora Bruna Karla, que tinha horário previsto para começar por volta das 20 horas.

Com a exigência da carteira de vacinação para a comprovação de pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, o acesso ao parque ficou mais tumultuado com a existência de filas.

Confira a seguir, na reportagem de Saimon Martins:

Continuar lendo

Acre

Pela primeira vez, MPAC contrata profissional com autismo

Publicado

em

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de saúde que pode levar a alterações na atenção, linguagem e habilidades de socialização nos mais diversos níveis, que aliados ao preconceito e pouca informação sobre o assunto, impõem muitos desafios à pessoa com autismo, entre eles, o de ingressar no mercado de trabalho.

Reconhecendo a importância de promover a inclusão e a diversidade, e tendo colocado o autismo como uma pauta prioritária, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) acaba de contratar a primeira profissional com TEA, a bacharel em direito e advogada Bruna Sampaio.

Bruna participa da campanha “Lugar de autista é em todos os lugares – Discriminação é crime, inclusão é o caminho”, lançada pelo MPAC no mês de julho, com o objetivo de promover a conscientização e disseminar informações acerca dos direitos das pessoas com autismo.

No vídeo, a advogada fala sobre dificuldades que enfrentou no decorrer de sua vida, como a falta de assistência e, inclusive, o diagnóstico tardio. O vídeo chamou a atenção para a importância da inclusão e dar visibilidade ao assunto.

“É com grande satisfação que faço a contratação da Bruna Sampaio, que tive a oportunidade de conhecer como aluna na UFAC. A Bruna foi uma aluna excelente e dedicada. Recentemente ela participou de forma voluntária de uma campanha do MPAC sobre o autismo e sua fala é muito emocionante. Tenho a certeza que o ingresso da Bruna no time do MP vai contribuir em muito na temática do autismo e servirá para estimular uma política de inclusão”, disse o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento.

Além da campanha, o MPAC instituiu este ano o Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), coordenado pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, onde Bruna passou a trabalhar.

“As pessoas com autismo apresentam dificuldades em encontrar um emprego e obter uma posição que corresponda a seu treinamento e expectativas. Dessa forma, pontua-se que é imprescindível a inclusão social do autista em todas as fases da vida, pois somente a partir disso é possível adquirir o desenvolvimento de sua autonomia. Assim, o doutor Danilo Lovisaro foi extremamente sensível em contratar uma pessoa do espectro autista”, comentou a procuradora.

Ao criar o GT-TEA, que tem atuação em todo o estado, o MPAC levou em consideração a necessidade urgente de atuação integrada, direcionada, planejada e resolutiva na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

O grupo atua no acompanhamento, na fiscalização e na implementação de ações necessárias para a defesa e proteção dos direitos das pessoas com TEA, trabalhando em conjunto com serviços e ofertas das políticas públicas, organizações da sociedade civil, órgãos e funções essenciais à justiça e academia.

video
Continuar lendo

Acre

Gladson convida Ney Amorim para disputar o Senado 

Publicado

em

O GOVERNADOR Gladson Cameli numa conversa fechada hoje com o ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS),  lhe fez o convite para ser o candidato ao Senado do grupo palaciano.

A informação ao BLOG DO CRICA foi passada por Ney Amorim neste final de tarde desta quinta-feira (4). Sobre o convite feito de forma oficial, Ney falou que pediu um tempo para pensar até amanhã, antes da convenção regional.

O ex-deputado suspendeu, inclusive, a convenção do PODEMOS, marcada para hoje, para ser realizada amanhã. O que deu para sentir no Ney foi que está balançado para aceitar a proposta, e quer apenas amarrar alguns detalhes com o grupo do Cameli.

Amorim não vê problema da sua saída da chapa do PODEMOS para a Câmara Federal, por ter dois nomes de densidade eleitoral que, segundo ele, podem lhe substituir sem enfraquecer a chapa. “Estou propenso a analisar o convite com carinho”, enfatizou Ney Amorim.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!