Menu

Prefeitura contrata novos médicos e diz que poderá perder profissionais do Mais Médicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Trinta e três novos médicos; clínicos gerais, pediatras e ginecologistas, passam a reforçar a Saúde na rede municipal de Rio Branco a partir desta semana. A prefeita Socorro Neri e os profissionais aprovados em processo seletivo simplificado, assinaram nesta sexta-feira, 14, a carta de apresentação e o contrato de trabalho.


No total, foram 39 vagas abertas pela Prefeitura de Rio Branco. De acordo com o secretário de Saúde do município, Oteniel Almeida, as seis vagas restantes serão preenchidas já nos próximos dias quando serão chamados os profissionais que estão na lista de espera. “É o momento em que a gente enfrenta uma crise financeira e também a questão de não ter médicos para contratar na cidade de Rio Branco. Porém, a prefeita faz um esforço muito grande, garante os recursos necessários, nossa equipe vai para o convencimento dos profissionais que estavam disponíveis e hoje a gente garante esse dia tão importante para a Saúde de Rio Branco. Dessa maneira, ampliamos em mais de 21 mil o número de novas consultas. E quem ganha é a população nos bairros que passam a ter acesso à assistência da saúde com qualidade”.

Publicidade

Com essa contratação, a capital acreana passa a ter médicos em todas as 56 unidades de saúde que estão sob responsabilidade do município.


A prefeita Socorro Neri disse que as medidas adotadas por sua gestão começam agora a fazer sentido para pessoas que antes não entendiam o motivo da reforma administrativa e a necessidade de ajustes na máquina pública municipal. De acordo com ela, a saúde deve ter uma melhoria significativa. Neri também falou sobre o fim do programa Mais Médicos em Rio Branco. Se o governo federal não rever este posicionamento, dos 110 médicos que atualmente fazem parte do quadro municipal, a capital acreana vai perder dez médicos até dezembro deste ano e outros 43 até julho de 2020.


“Nós estamos atuando junto à Confederação Nacional dos Municípios [CNM] para evitar que isso aconteça, buscando reverter essa decisão, à medida em que os municípios com mais de 300 mil habitantes, e ainda mais em regiões distantes dos grandes centros, como é nosso caso, sofrem muita dificuldade em fazer seleção, em manter os profissionais residindo no município. Nós queremos impedir que isso aconteça, mas ao mesmo tempo estamos fazendo um planejamento para ver de que modo vamos suprir essa carência. Como é que o município vai dar conta disso num momento de crise financeira que o país inteiro atravessa e em Rio Branco não é diferente”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido