Menu

Programação pelos 57 anos do Estado do Acre será realizada amanhã, na Gameleira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma grande programação será realizada em Rio Branco para celebrar os 57 anos de elevação do Acre Estado. A festa começa neste sábado, 15, às 16h30, na Gameleira, às margens do Rio Acre. Lá, o governador Gladson Cameli passará em revista às tropas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, será feita a troca da bandeira do Mastro da Gameleira, um dos maiores símbolos do estado.


A programação também conta com exibição de documentários no Cine Recreio. Serão quatro sessões, e começam a ser exibidas a partir das 10 horas. E a partir das 18 horas, a Gameleira se torna palco de apresentações das quadrilhas Matutos da Roça e Amor Junino, além da presença de um DJ com músicas juninas.

Publicidade

Ainda haverá praça de alimentação com comidas típicas e exposição de artesanato acreano até o dia 16.


O Acre Estado

O Acre só se tornou Estado em 1962, quando a lei federal 4.070 foi sancionada, assinada por João Goulart. Situado na parte mais ocidental da Região Norte, o estado hoje tem seus habitantes distribuídos em cinco microrregiões – Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá –, onde estão localizados os 22 municípios do estado.


Composta por vários imigrantes, entre eles nordestinos e sulistas, o aumento populacional do Acre tem sido significativo – em menos de 70 anos a população passou de 79.768 para 733.559 habitantes (crescimento aproximado de 820%). E sua população indígena totaliza hoje quase 15 mil pessoas.


A área foi considerada território boliviano e teve sua independência proclamada pelo diplomata Luiz Galvez, que governou como imperador, representando os brasileiros migrantes e seringueiros. A Revolução Acreana, próximo episódio, recupera o território para o Brasil pelo Tratado de Petrópolis, sendo finalmente elevado a Estado em 1962.


Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido