Menu

N. Lima: “o povo está apavorado com a violência”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador N. Lima (PSL), policial militar aposentado, disparou ontem críticas contra a estratégia usada até aqui pelo comando da Segurança no combate à violência. Na sua visão, nunca a cidade esteve tão violenta como se encontra na atualidade. “E não venham com comparações e gráficos que baixou o índice da violência porque não é verdade. O povo hoje está apavorado trancado em suas casas e os bandidos livres nas ruas”, pontuou o vereador. Alguém conhece o Plano de Segurança do governo para combater a violência? Se alguém conhece, eu não conheço, observou o vereador. O que há na sua observação é o amadorismo de correr atrás depois que o crime acontece. “Quando em um bairro aumenta o número de crimes, levam viaturas, ficam alguns dias, como aconteceu na Cidade do Povo e no Calafate, pouco tempo depois se retiram e a violência volta a explodir”, citou ao BLOG. “Estão incontroláveis os arrombamentos, assaltos às residências, roubos de carros, mortes de pessoas inocentes que nada têm a ver com as facções. Não falo nem no roubo de celulares que se alastrou. Eu mesmo presenciei cerca de doze estudantes que estavam numa parada de ônibus serem assaltados e ficarem sem os celulares”, comentou indignado. Lembra N.Lima que, antes tinha duplas de policiais nos bairros, viaturas fixas na ronda dos bairros, e hoje não se vê nada. As facções dominam escolas, bairros, e quem paga é o povo. Para N.Lima fracassou a política de segurança pública do Estado. “O secretário de Segurança, Paulo César, é um advogado, um oficial militar, qualificado, mas até aqui nada do que fez diminuiu a violência. Nada do que foi prometido pelo governador na campanha para reduzir a criminalidade foi cumprido. E o povo paga a conta”, comentou ontem ao BLOG do CRICA, N.Lima.


CELULARES, UM TROFÉU DO CRIME


O que não consegue entrar na minha cabeça é que numa cidade que pode ser considerada pequena a polícia não consiga descobrir quem são os receptadores de celulares roubados. Se não houvesse comprador não haveria incentivo a esta modalidade de assalto. O desabafo do N.Lima (PSL) é apenas o eco real do que pensa uma população que vive acossada em casa.


A PROMESSA NÃO FOI ESSA


Não interessa à população que o governo passado fracassou no combate ao crime organizado. Interessa à população que o governador Gladson se elegeu dizendo que na gestão anterior o que faltava era a competência. Mas ai, você chega ao poder e fica sendo o seis por meia dúzia.


PLANO DE SEGURANÇA MESMO


O que falta mesmo é um Plano de Segurança eficaz. Temos Delegados, policiais civis e militares competentes e esforçados, mas até aqui por falta de um norte do comando, ficam a enxugar gelo. É lamentável se ver que nada do que foi prometido na campanha ao setor deu certo.


NINGUÉM TORCE CONTRA


Quando se critica é porque se vive o dia a dia de uma população aterrorizada. Todo mundo reconhece o esforço dos nossos policiais. Mas não se pode deixar de registrar que o resultado do combate à criminalidade não é o que o povo esperava. Ninguém torce contra. Torce para que dê certo. Dando certo é paz para as famílias. Não pode é ficar como está a cidade.


FORA, URUBUS!


A comedida deputada Juliana Rodrigues (PRB) desabafou ontem na tribuna da ALEAC. Ressaltou o acerto do TRE-AC em lhe deixar recorrer da condenação no mandato, mas fulminou os suplentes que tramaram para lhe cassar e os comparou aos urubus.


CARA NA PORTA


Os suplentes da sua coligação se uniram até num consórcio para contratar advogado para alimentar na justiça a perda do seu mandato. Mas jamais esperavam que a decisão do TRE-AC anulasse os votos. E com os votos nulos nenhum deles assumirá. Podem guardar o paletó.


ESTADO DE DIREITO


Enquanto a deputada Juliana Rodrigues (PRB) não for condenada em instância final – pode ser absolvida – continuará tão deputada como os demais colegas. Estamos num Estado de Direito.


QUANDO ACERTAM REGISTRO


Não tenho problema de registrar os acertos do governador Gladson. Recebo a informação que ficou de acontecer ontem pela madrugada o primeiro transplante de fígado sob a sua gestão. Há casos que só transplante salva vidas. A volta do programa merece elogios ao governador.


TRANSPARÊNCIA, SECRETÁRIA!


Falando em Saúde, a secretária Mônica Feres não pode se trancar numa redoma de vidro e não dar explicações públicas de que maneira pretende agir para tirar a saúde do caos em que se encontra. A sua convocação para se explicar na Comissão de Saúde da Aleac foi necessária.


VOO CEGO


Não pode continuar o comando da Saúde num vôo cego sem a nova secretária Mônica Feres dizer a que veio. Como foi questionado ontem na ALEAC, pelo deputado Jenilson Lopes (PCdoB), precisa explicar a guinada para terceirizar os atendimentos no setor de ortopedia do HUERB. Que empresa vai ser beneficiada? De onde é? Qual o custo? Tem de acabar o mistério.


QUERO VER PARA CRER


Já vi Japonês, norueguês, chinês, ao longo dos últimos vinte anos prometendo aos governadores investimentos no Acre. Ficou tudo na conversa fiada. Por isso me reservo ao direito de só crer no anunciado investimento peruano no Estado depois de concretizado.


AS PEDRAS NÃO ESTÃO NO TABULEIRO


O senador Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG DO CRICA que, o resultado da última pesquisa para prefeito de Rio Branco não é balizador para a eleição de 2020. As pedras ainda estão fora do tabuleiro, diz. E revela: “não descarto o PSD ter candidato próprio a prefeito da capital”.


O QUE HÁ É MUITA AFOBAÇÃO


Para o senador Sérgio Petecão (PSD), o que há é muita afobação. “Muitos destes nomes que estavam nas pesquisas, me procuraram para conversar; mas disse que não é hora de discutir a sucessão municipal, e não vou discutir nada este ano, alguns sem chance”, revelou ao BLOG.


MINORO DESCARTA PT


Fui sondar ontem o ex-Reitor Minoru sobre uma informação de que foi procurado por amigos de partidos de esquerda, com o PT no meio, para ser candidato a prefeito de Rio Branco por uma frente composta por estes segmentos. Confirmou a informação. Mas ressalvou ao BLOG de que descartou completamente, porque já assumiu compromisso de ir para o PSDB.


QUESTÃO DE MARCAR A DATA


Ao professor Minoro Kinpara só falta marcar hora e data para entrar no PSDB.


OLHA O GOLPE!


A coluna tem boas fontes de informações. A vereadora Janaína Furtada (REDE) esqueça vir a ser candidata a prefeita de Tarauacá pelo bloco comandado pelo PCdoB, que no máximo a quer como vice-prefeita. E que se a chapa ganhar, não lhe acrescentaria nada politicamente.


POTENCIAL PARA A DISPUTA


Caso a vereadora Janaína Furtado resolva disputar a prefeitura de Tarauacá por um partido com estrutura no município, entraria com chance na campanha pelo seu trabalho político, militância nas reivindicações populares e seriedade. Se for por um partido nanico é complicado.


CANELADA JURÍDICA


O Gladson tende a levar uma canelada jurídica nesta sua tentativa de acabar com a pensão de ex-governadores, principalmente, dos que foram beneficiados antes da Constituição de 1988. O seu tio, ex-governador Orlei Cameli foi derrotado na justiça quando tentou a mesma medida. Suspendeu os pagamentos, mas foi obrigado a manter pelo Tribunal de Justiça.


DECISÃO SURREAL


Mas a decisão mais surreal que veio da Procuradoria Geral do Estado foi suspendendo os benefícios dos ex-governadores Nabor Junior e Iolanda Lima, justamente, os adquiridos antes da Constituição de 1988, que não vedava o benefício. E desde quando se toma uma decisão de negar o elementar direito que é o da defesa? Como se tivesse o poder de revogar a defesa.


BRIGA JURÍDICA


Os ex-governadores já foram citados pelo ACREPREVIDENCIA, para justificarem os valores recebidos a título de pensão. Falei ontem com o ex-governador Flaviano Melo e com a ex-governadora Iolanda Lima e me disseram que vão para a justiça, amparados no Acordão do TJ, que considerou o pagamento como “direito adquirido”. Um capítulo de muitas novelas.


CERTA EM NÃO DISCUTIR


A prefeita Socorro Neri está certa em não discutir uma pesquisa para a prefeitura de Rio Branco com um ano e meio para a eleição. Tem que continuar tocando as obras espalhadas em várias frentes na cidade com tapa-buraco e pavimentação e deixar a discussão para 2020.


COMO FICARÃO AS COMPOSIÇÕES?


Não se pode discutir uma eleição se não se sabe nem como acontecerão as composições, quem será de fato candidato e a quantidade de postulantes. São dados essenciais para uma análise fria. Discutir pesquisa este ano é como abrir uma discussão do sexo dos anjos.


DIREITA, VOLVER!


Para o deputado Daniel Zen (PT) militarizar o ensino se espalhando dezenas de colégios militares pelos municípios não é a solução para melhorar os índices educacionais. Cabe uma observação: para se tocar tanto colégio militar teria que se tirar policiais militares das ruas.


MDB NÃO ENGOLIU


Chegou a informação de que a direção do MDB não engoliu o resultado da última pesquisa de opinião pública e que deve também mandar fazer uma pesquisa para poder chamar de minha.


DISPUTA ACIRROU


A disputa política no Juruá terá dois capítulos, e ambos envolvendo os grupos do prefeito Ilderlei Cordeiro e do ex-prefeito Vagner Sales: pela prefeitura de Cruzeiro do Sul no próximo ano. E a outra com Ilderlei Cordeiro e Jéssica Sales disputando a vaga para o Senado em 2022.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.