O déficit anual dos Estados com a previdência se aproxima dos 100 bilhões de reais e, se nada for feito, tende a quadruplicar até 2060, segundo cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado Federal. De acordo com o Governo do Estado, o rombo do Acre deve passar dos R$ 540 milhões este ano.
A partir de cinco indicadores de 2017, a IFI ranqueou os Estados brasileiros de acordo com a sua saúde financeira e capacidade de arcar com os gastos previdenciários. O Acre é o 10º no ranking geral, uma posição até privilegiada levando em conta que Estados muito ricos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, estão entre os últimos. “Há dois Estados, Acre e Mato Grosso do Sul, com dívida entre 71 e 76% da RCL, mas em boa posição no ranking geral”, diz o estudo do IFI
O IFI confirma: Estados do Nordeste, Sul e Sudeste são os que mostram o cenário mais crítico. O pior deles é o Rio Grande do Sul, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O trio, junto a São Paulo, Goiás e Alagoas, faz parte do grupo dos mais endividados, com dívidas acima de 90% das suas respectivas receitas líquidas correntes (RCL).
Analise o ranking pelos diferentes indicadores:
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…