Menu

Acre aparece em 10º lugar no ranking de saúde previdenciária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O déficit anual dos Estados com a previdência se aproxima dos 100 bilhões de reais e, se nada for feito, tende a quadruplicar até 2060, segundo cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado Federal. De acordo com o Governo do Estado, o rombo do Acre deve passar dos R$ 540 milhões este ano.


A partir de cinco indicadores de 2017, a IFI ranqueou os Estados brasileiros de acordo com a sua saúde financeira e capacidade de arcar com os gastos previdenciários. O Acre é o 10º no ranking geral, uma posição até privilegiada levando em conta que Estados muito ricos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, estão entre os últimos. “Há dois Estados, Acre e Mato Grosso do Sul, com dívida entre 71 e 76% da RCL, mas em boa posição no ranking geral”, diz o estudo do IFI

Publicidade

O IFI confirma: Estados do Nordeste, Sul e Sudeste são os que mostram o cenário mais crítico. O pior deles é o Rio Grande do Sul, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro.


O trio, junto a São Paulo, Goiás e Alagoas, faz parte do grupo dos mais endividados, com dívidas acima de 90% das suas respectivas receitas líquidas correntes (RCL).


Analise o ranking pelos diferentes indicadores:



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido