Categories: Destaque 6 Notícias

Peru declara emergência em cinco regiões por casos de Guillain-Barré

Published by
Com informações do G1

O Ministério da Saúde do Peru declarou neste domingo (9) emergência sanitária em cinco regiões do país devido ao aumento incomum de casos da síndrome de Guillain-Barré. Ao todo, já foram registrados 50 casos nos últimos dias, com pelo menos uma morte.


A doença não tem causa específica e leva à paralisia dos membros. A incidência da síndrome no país pode até dobrar neste ano, de acordo com o Centro Nacional de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.


A declaração de emergência vale por 90 dias e busca agilizar as compras de remédios que assegurem a provisão de atendimento médico aos pacientes, segundo indicou a resolução publicada hoje no jornal oficial “El Peruano”.


As regiões em emergência são Piura, Lambayeque, La Libertad, Junín e Lima. O ministério pretende destinar um orçamento equivalente a US$ 2 milhões para estas localidades.


Aumento atípico de casos

Um policial morreu em um hospital da região Junín. A síndrome apresenta como sintomas a fraqueza muscular geral e a pressão alta.


O Instituto Nacional de Ciências Neurológicas afirmou que os casos atuais da síndrome de Guillain-Barré apresentam caraterísticas incomuns e atípicas que requerem tratamento de início rápido ou imediato.


Em uma visita a Piura, uma das regiões mais afetadas pelo surto, a ministra da Saúde, Zulema Tomás, explicou na sexta-feira (7) que o aumento dos casos acontece no mesmo período do ano passado, ao coincidir com a mudança de estação, o que facilita a propagação desta doença que afeta o sistema imunológico.


Por sua vez, a diretora-geral do Centro Nacional de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, Gladys Ramírez, destacou que a incidência regular da síndrome de Guillain-Barré no Peru é de entre 200 e 300 casos por ano, mas que este ano pode chegar a 600.


“Estamos em Piura para saber qual é a causa deste surto e investigar que tipo de vírus ou bactéria ocasionou estes casos e especificamente saber que tipo de Guillain-Barré estão desenvolvendo”, acrescentou Ramírez.


A diretora-geral do Instituto Nacional de Ciências Neurológicas, Pilar Mazzeti, reiterou que essa síndrome não é contagiosa e que o vírus só se desenvolve quando o sistema imunológico da pessoa está fraco.


Share
Published by
Com informações do G1

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão entre um carro modelo Fiat Siena e uma motocicleta deixou o jovem Guilherme…

26/04/2024

Pescador é encontrado morto na Baixada da Sobral, em Rio Branco

O pescador José Napiame de Souza, de 65 anos, foi encontrado morto no final da…

26/04/2024

Cameli oferece secretaria para Velloso para Rueda largar Bocalom e apoiar Alysson

O governador Gladson Cameli ofereceu publicamente uma secretaria para o deputado federal Eduardo Velloso (UB)…

26/04/2024

Zequinha entrega 11,5 mil kits de material escolar a alunos de Cruzeiro do Sul

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima iniciou na manhã desta sexta-feira, 26, a…

26/04/2024

Governador determina recolhimento de máquinas doadas as prefeituras

Durante a solenidade de entrega de casas no loteamento Jequitibá, no bairro Portal Amazonia, em…

26/04/2024

Ameaça de invasão fez governo entregar casas às pressas e parte delas estavam sem energia

Parte das 19 casas que foram entregues pelo governador Gladson Cameli na tarde desta sexta-feira,…

26/04/2024