É muita alta a possibilidade de condenação dos réus que chegam ao Tribunal do Júri no Acre, mais ainda que a taxa de homicídios (62 por 100 mil habitantes), segundo mostram os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados nesta segunda-feira (3).
A análise dos dados relativos ao desfecho das ações julgadas entre 2015 e 2018 revela que no Acre o índice de condenação chega a 76% dos julgados no Tribunal do Júri. Essa é a mesma taxa de Santa Catarina e de Minas Gerais.
No Acre, 18% são absolvidos e 5% ganham extinção da punibilidade. Apenas 1% dos processos acabam prescritos. 37% leva até quatro anos para ir a julgamento mas o Tribunal de Justiça do Acre é um dos que demoram menos em alguns casos: 21% sentam na cadeira do Júri um ano após o cometimento do crime.
As taxas mais baixas de condenação ocorrem nos estados de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. As absolvições, por sua vez, ocorrem de forma mais expressiva na Paraíba, Rio Grande do Sul e Alagoas. Na sequência, o gráfico mostra o desfecho das ações penais por tribunal. Os Tribunais de Justiça dos Estados de Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Goiás e do Distrito Federal e Territórios não lançaram os movimentos das Tabelas Processuais Únicas necessários para o cálculo.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…