Menu

Caminhoneteiros buscam na Aleac apoio para legalizar serviço

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Lopes (PCdoB) e o senador Sérgio Petecão (PSD) já se prontificaram em ajudar os motoristas intermunicipais – que fazem o serviço de caminhoneteiro, procurando a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) para encontrar uma solução ao impasse que pode deixar pelo menos 10 motoristas impossibilitados de trabalhar.


Uma reunião entre a categoria, deputados e senador na manhã desta quinta-feira, 30, numa sala de reuniões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), tratou a problemática da ilegalidade em que se encontram cerca de 10 motoristas que fazem o referido transporte, como na rota Tarauacá-Rio Branco e Rio Branco-Tarauacá.

Publicidade

Ocorre que o Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público venceu, no último dia 20, o prazo de vigência estabelecido e agora há um conflito entre a legalização dos serviços de caminhoneteiro, que precisam atuar dentro da lei. “Estamos recorrendo ao poder legislativo, que sempre nos apoiou, e viemos procurar solução, pois são pais de famílias desempregados”, lamentou Marcos José da Silva, um dos caminhoneteiros, que quer apenas continuar trabalhando.


“É uma necessidade que o município de Tarauacá adotou com esse modelo de transporte para que alguns moradores possam se deslocar até a capital e vice-versa. Fizemos uma conversa no sentido de legalizar esses trabalhadores, obedecendo a seus deveres e fazendo uso dessa oportunidade de emprego”, disse o deputado.


Para Petecão, “a Casa do Povo precisa construir alternativas para que todo mundo possa e consiga trabalhar”, afirmou o senador, que se mostrou sensível em ajudar a categoria.


Alternativas

Segundo Lopes, há possibilidade de apresentarem alternativas para que o serviço volte a ser legalizado no Acre. “Pode ser um Projeto de Lei que apresente alternativas viáveis. Estamos intermediando isso, mas precisamos ouvir todos os envolvidos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido