Conecte-se agora

Falta de médicos compromete atendimento no Pronto Socorro e pacientes são acomodados no corredor

Publicado

em

A situação do Hospital de Urgência de Rio Branco (Huerb) de Rio Branco parece que só piora a cada dia. Um dos principais problemas é a falta de médicos, principalmente de especialistas.

Um exemplo, é a urologia, onde o GEP, aplicativo que mostra a escala de profissionais, comprova que desde o dia 18 que não há essa especialidade na unidade de saúde.

Servidores do próprio Pronto Socorro, que não querem ser identificados, denunciam que a carência é tão grande de profissionais que representantes da Secretaria Estadual de Saúde procuraram em um grupo de WhatsApp, médicos para tirar plantão na última sexta-feira, 24, e sábado, dia 25, na emergência/observação da pediatria do hospital. Não foi feita nem a exigência de que o profissional fosse pediatra. Nesses dois dias não havia pediatra na escala para a sala de emergência.

[videopress TWtWYoLZ]

O problema, segundo os denunciantes, é que com o cancelamento do concurso simplificado, muitos médicos não quiseram seguir com contrato emergencial sem direitos como insalubridade e adicional de urgência e emergência.
Um vídeo enviado à redação do ac24horas comprova o caos que se tornou o serviço de saúde no Huerb. As enfermarias completamente lotadas e pacientes espalhados pelos corredores. Há, inclusive, a denúncia de que pacientes com problemas graves de saúde esperam no corredor por uma transferência para a Fundação Hospitalar, que não dispõe de vaga na ala feminina.

“Só queria saber onde estão o Sintesac e o Ministério Público que não olham essa situação e não tomam uma providência para ajudar esses pacientes”, afirma uma denunciante.

A reportagem do ac24horas tentou por diversas vezes falar com a direção do Huerb, mas as ligações não foram atendidas. O espaço para um posicionamento da gestão continua disponível.

Cotidiano

Movimento ainda é fraco no local da convenção do MDB

Publicado

em

Com início marcado para às 18 horas, ainda é fraco movimento na frente do estabelecimento onde vai ser realizada a convenção do MDB, para oficializar a candidatura da deputada federal Mara Rocha para disputar a eleição de governo do Acre.

O pecuarista Fernando Zamora deverá ser o vice de Mara tendo como candidata ao senado, Márcia Bittar. Não há engarrafamento na chegada ao local da convenção.

Continuar lendo

Cotidiano

Acre e Rondônia se unem para potencializar ações de combate a roubos de veículos 

Publicado

em

Cumprindo agenda de trabalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), coronel José Hélio Pachá. Durante a reunião, os chefes das pastas dos dois estados deliberaram ações no sentido de prevenir e reprimir o crime de roubo de veículos no Acre e Rondônia, principalmente na região de divisa.

Ainda durante a reunião, foi apresentado ao secretário de Segurança de Rondônia, com detalhes, o plano de ação da Sejusp para prevenção a roubos de veículos na região do Baixo Acre. Na ocasião, apresentou-se as alternativas de fuga dos criminosos (em pelo menos 1.800 quilômetros de ramais), cujos destinos são as cidades de Guayaramerín, no departamento do Bêni, ou Vila Evo Morales, departamento de Pando, ambas em território boliviano. A execução desse plano terá início na próxima segunda-feira, 8.

De acordo com o secretário Paulo Cézar, participarão das ações no Baixo Acre, além do Grupo Especial de Fronteira (Gefron-AC) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), grupamentos das polícias Militar e Civil. O titular da Sejusp, durante a “reunião de integração”,  apresentou à secretaria visitante, as ferramentas tecnológicas utilizadas no âmbito da segurança pública acreana para a prevenção e combate à criminalidade, disponibilizando-as ao estado vizinho.

Para o mesmo propósito, Paulo Cézar discorreu sobre o encontro realizado, dia 29 do mês passado, em Cobija (Bolívia), onde assuntos referentes à cooperação entre as forças de segurança do Acre e a Polícia Nacional Boliviana, para o enfrentamento a crimes transfronteiriços, foram tratados, atendendo deliberações do Comitê Integrado de Fronteira, instituído por meio de carta de intenções, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, em abril deste ano.

Ao final da reunião, os dois secretários delinearam ações conjuntas, visando potencializar o combate ao crime de roubo de veículos e diversos outros delitos praticados nas regiões de divisa.

In loco

Mais cedo, a convite do titular da Sejusp, o secretário Hélio Pachá sobrevoou toda a região onde será desencadeada a operação no Baixo Acre, bem como sobre as obras da instalação do Gefron, no município de Senador Guiomard, mais especificamente no ponto de confluência das rodovias AC -40 com a BR-317, que se configura como principal rota para a Bolívia e o Pacífico, através do Peru.

Do encontro, além dos titulares da Segurança Pública dos dois estados, também participaram a secretária adjunta da Sejusp, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, e assessores técnicos das duas secretarias.

Continuar lendo

Cotidiano

PT pode lançar Jorge Viana ao governo, Marcus como vice e Nazaré como candidata ao senado

Publicado

em

A Federação, grupo composto pelo PT, PCdoB e PV se articula para lançar uma chapa puro sangue com Jorge Viana ao governo, Marcus Alexandre como vice e Nazaré Araújo ao senado federal nas eleições de 2022. A nova manobra, poucas horas antes das convenções, ocorre devido mudanças no tabuleiro da composição de chapas, onde o senador licenciado Márcio Bittar (UB), se lançou candidato ao governo e o deputado federal licenciado Alan Rick (UB), ao senado, porém com autorização da executiva Nacional para pedir voto para a reeleição do governador Gladson Cameli.

Na tarde desta sexta-feira, 5, a Federação realiza uma vídeoconferência com as forças políticas de Brasília visando . entendimento nacional. A deputada federal Perpétua Almeida chegou a ser convidada para ser candidata ao senado, mas acabou recuando para tentar garantir mais uma cadeira ao PCdoB na Câmara.

Apesar do PSB está fechado com Lula no cenário nacional, o PT resolveu descartar de vez o deputado Jenilson Leite (PSB), que resolveu, a revelia, se lançar cândidato ao senado.

Um vídeo onde aparece Jorge e Marcus começou a circular nas redes sociais nesta tarde. Na película, Viana manda um recado enigmático. “Não vamos deixar eles destruírem tudo o que construirmos”, disse.

A convenção do PT marcada para às 17:30 deve reunir lideranças de todo o Acre e contar com uma pronunciamento do candidato a presidente Lula.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Cotidiano

Após fazer show na Expoacre, Bruna Karla se apresenta em Xapuri nesta sexta-feira (5)

Publicado

em

A atração faz parte da programação da 16ª Semana Evangélica, organizada pela Associação dos Ministros do Evangelho de Xapuri (Amex), que acontece neste fim de semana.

A programação do evento prevê a apresentação da cantora gospel Bruna Karla para às 20 horas, no espaço de shows da Praça de Eventos da cidade.

No sábado (6), acontece a tradicional marcha profética pelas ruas da cidade.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!