Menu

Pesquisar
Close this search box.

UTI do Huerb pode ser fechada por falta de Responsável Técnico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Lopes (PC do B) disse neste sábado, 25, durante transmissão de um bate-papo ao vivo numa rede social, que o serviço de maior complexidade oferecido pela saúde pública, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), corre o risco de ser interrompido devido a uma falha para com a administração da unidade.


Segundo Lopes, “a UTI pode fechar a qualquer hora por falta de um Responsável Técnico”. A conversa, compartilhada com os deputados Daniel Zen (PT) e Fagner Calegário (PV), destacou a atitude do atual governo do estado em interromper o contrato com funcionários essenciais sem repor o quadro de funcionários que o Huerb necessita em tempo hábil. “O governo não conseguiu, devido à irresponsabilidade administrativa, nomear um Responsável Técnico”, declarou Lopes.

Anúncios


De acordo com o parlamentar, basta que uma denúncia seja formalizada para que a UTI seja, de fato, interditada, já que a presença de um Responsável Técnico é uma das exigências para o funcionamento legal da Unidade. “Nossa UTI está sem Responsável Técnico por falta de gestão. Uma UTI não pode funcionar sem esse profissional”, ressaltou.


O ac24horas procurou o diretor do Huerb, Welber de Lima, que se limitou a dizer que o hospital conta, sim, com um responsável técnico e que a informação proferida pelo deputado não procede: “deputado fala o que quer”, disse o diretor.


O Conselho Regional de Enfermagem informa que o Responsável Técnico é encarregado pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem de uma UTI.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido