Menu

UTI do Huerb pode ser fechada por falta de Responsável Técnico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Lopes (PC do B) disse neste sábado, 25, durante transmissão de um bate-papo ao vivo numa rede social, que o serviço de maior complexidade oferecido pela saúde pública, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), corre o risco de ser interrompido devido a uma falha para com a administração da unidade.

Segundo Lopes, “a UTI pode fechar a qualquer hora por falta de um Responsável Técnico”. A conversa, compartilhada com os deputados Daniel Zen (PT) e Fagner Calegário (PV), destacou a atitude do atual governo do estado em interromper o contrato com funcionários essenciais sem repor o quadro de funcionários que o Huerb necessita em tempo hábil. “O governo não conseguiu, devido à irresponsabilidade administrativa, nomear um Responsável Técnico”, declarou Lopes.

Anúncio

De acordo com o parlamentar, basta que uma denúncia seja formalizada para que a UTI seja, de fato, interditada, já que a presença de um Responsável Técnico é uma das exigências para o funcionamento legal da Unidade. “Nossa UTI está sem Responsável Técnico por falta de gestão. Uma UTI não pode funcionar sem esse profissional”, ressaltou.

O ac24horas procurou o diretor do Huerb, Welber de Lima, que se limitou a dizer que o hospital conta, sim, com um responsável técnico e que a informação proferida pelo deputado não procede: “deputado fala o que quer”, disse o diretor.

O Conselho Regional de Enfermagem informa que o Responsável Técnico é encarregado pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem de uma UTI.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.