Menu

Com Damares, Jenilson pede ajuda para meninas da vacina do HPV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), que é médico infectologista, participou na quinta-feira (23) de uma reunião com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, em Brasília, para pedir mais agilidade e empenho no tratamento das mais de 49 meninas acreanas que sofrerem com possíveis reações adversas após terem tomado a vacina contra o HPV. Segundo o parlamentar, o fluxo de tratamento das jovens pelo Ministério da Saúde tem sido pequeno e moroso. Há anos as meninas e todas suas famílias vem sofrendo um drama sem fim. Existe meninas que apresentam até quinze convulsões por dia.

Também no encontro com a ministra, estava presente a médica e pesquisadora da relação da vacina do HPV com esses casos que acontecem no Acre e em outras em partes do mundo, Maria Emília. A médica. desenvolveu uma teoria fisiopatogênica, e apresentou seu estudo que explica essas reações em várias meninas em determinados lugares do Brasil e do mundo à ministra.

Anúncio

Jenilson Leite retorna ao Acre com o compromisso de continuar acompanhando de perto o tratamento dessas meninas. E a ministra se comprometeu a ter um empenho maior com relação ao atendimento de saúde e social das pacientes.

Em 2014, ano em que a vacinação foi incluída na Rede Pública de Saúde estadual, mais de 50 casos surgiram de meninas que tomaram a vacina e apresentam sérios problemas, como convulsão, dentre outros.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.