Categories: Destaque 6 Notícias Política

Reforma Administrativa de Gladson Cameli criará 450 novas CECs

Published by
Marcos Venicios

A minirreforma Administrativa do governo de Gladson Cameli, que cumpre agenda com o presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, protocolada na manhã desta quarta-feira, 15, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pelo chefe da Civil, Ribamar Trindade, que estava acompanhado do vice-governador Major Rocha, veio recheada de informações que contradizem o discurso governamental nos últimos dias.


Apesar de Gladson negar que criaria novos cargos, a proposta protocolada na Casa Legislativa revela que o número de 300 cargos que seriam criados e adiantados por ac24horas no início desta semana é superior ao especulado na gabinete do governador. Desta vez, Cameli resolveu criar mais 450 CECs, que somando com as 900 criadas na Reforma aprovada no final do ano passado, chegará a marca de 1.350 cargos comissionados. Mesmo com o aumento de CECs, a quantidade ainda é inferior aos cargos criados no governo de Sebastião Viana, que chegou a ultrapassar os 3 mil.


Outro ponto que chama atenção no grosso da reforma, é a criação do cargo de secretário-adjunto. A equipe de Cameli encaminhou a Assembleia o ponto que cria 10 cargos de secretários-adjunto que terão salários de R$ 19 mil, valor igual as 10 assessorias especiais que o governador afirmava que iria extinguir.


Como já adiantado pela equipe governamental, a Secretaria de Polícia Civil de fato é rebaixada na proposta para se tornar um departamento ligado a Secretaria de Segurança Pública. Outro ponto também confirmado é a junção das Secretarias de Planejamento e Gestão Administrativa, que se tornará a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG. Outra secretaria criada na proposta é a Secretaria de Estado da Mulher, de Assistência Social e de Direitos Humanos – SEMASDH, que será comandada por sua prima, Claire Cameli, filha do ex-governador Orleir Cameli.


Para aumentar o poder articulação, Gladson também resolveu criar a Secretaria de Estado de Relações Políticas e Institucionais – SRPI, que deverá ser comandada pelo ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, atualmente secretário-extraordinário de articulação.


Os valores dos vencimentos pagos aos cargos comissionados e as funções gratificadas continuam inalteradas, segundo a proposta governamental.


 


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Ao lado de Gladson, Zé Luiz é oficializado candidato a prefeito de Mâncio Lima

A noite do último sábado, 27, em Mâncio Lima, foi palco de uma grande festa…

28/07/2024

Expoacre Juruá: mais de 40 artistas vão se apresentar no evento

Durante a Expoacre Juruá, de 31 de julho a 4 de agosto, em Cruzeiro do…

28/07/2024

Mulher tenta entrar com droga em presídio de Cruzeiro do Sul

Uma mulher foi flagrada no último sábado, 27, tentando entrar no presídio Manoel Nery da…

28/07/2024

Pênaltis em BH, carrinho atolado e mais; veja a tabela do Brasileirão

Três jogos fecharam a 20ª rodada do Brasileirão-2024. Com direito a MUITA emoção a partir…

28/07/2024

Julimar e Di Yorio marcam, e Athletico vence o Cuiabá, na Arena Pantanal

O Athletico foi até a Arena Pantanal neste domingo (28) e aproveitou o desespero do…

28/07/2024

Grêmio vence o Vasco e deixa a zona de rebaixamento

O Grêmio suou bastante, mas conseguiu vencer o Vasco por 1 a 0, neste domingo…

28/07/2024