Categories: Cidades Notícias Tv ac24horas Vídeos

“Estamos sendo enganados”, dizem vereadores sobre conserto de balsa em Xapuri

Published by
Leônidas Badaró

Os vereadores do município de Xapuri estão cobrando do governo do estado o cumprimento da promessa de conserto da balsa que faz a travessia pelo Rio Acre para o bairro da Sibéria.


O governo estadual prometeu que em poucos dias iria providenciar a recuperação do equipamento que prejudica quem precisa atravessar o rio com veículo ou carga pesada, como e gado e produtos agrícolas, já que a região da Sibéria é acesso para centenas de propriedades rurais, projetos de assentamento e a também para parte da Reserva Extrativista Chico Mendes.


Depois que a balsa quebrou, de forma paliativa, os próprios vereadores de Xapuri alugaram uma balsa menor, mas que não consegue suprir a demanda. Além disso, os parlamentares precisaram convencer o Ministério Público Estadual e o Corpo de Bombeiros que tentaram proibir o funcionamento da balsa menor.


O presidente da associação de moradores do bairro da Sibéria, João Jorge Cosmo, afirmou que a população se sente lesada. “As vezes que estivemos com o diretor do Deracre a gente acreditou que ele tava falando a verdade. Já são 11 dias e a gente sabe que muitos caminhões deixaram de atravessar e que muitos produtores deixaram de comercializar sua produção. Eu quero convidar a população para se juntar e cobrar do governo que resolva essa situação”.


A demora para consertar a balsa irrita até os aliados. O vereador Gessi Capelão (MDB), que foi coordenador da campanha de Gladson em Xapuri, também reclamou da lentidão do governo em resolver o problema. “O meu sentimento é de revolta. O povo da Sibéria precisa atravessar suas mercadorias. Fica meu repúdio ao governo. Eles estão nos enganando. Afirmam que não tem material, mas é mentira. Nós ligamos nas lojas em Rio Branco e descobrimos que tem as chapas necessárias para resolver o problema. Só falta resolverem”, disse.


Consultado pela reportagem do ac24horas, Ítalo Medeiros, diretor-geral do Deracre, afirmou que o governo está contratando uma empresa de forma emergencial. “Como não foi uma ação programada, já que a balsa está interditada, estamos enfrentando esse ajuste inicial. Acredito que a SEINFRA resolva a contração da empresa hoje”, disse, sem estipular um prazo para o conserto do equipamento.


Veja o vídeo com a cobrança do conserto da balsa feito por vereadores e lideranças comunitárias de Xapuri.


 


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão entre um carro modelo Fiat Siena e uma motocicleta deixou o jovem Guilherme…

26/04/2024

Pescador é encontrado morto na Baixada da Sobral, em Rio Branco

O pescador José Napiame de Souza, de 65 anos, foi encontrado morto no final da…

26/04/2024

Cameli oferece secretaria para Velloso para Rueda largar Bocalom e apoiar Alysson

O governador Gladson Cameli ofereceu publicamente uma secretaria para o deputado federal Eduardo Velloso (UB)…

26/04/2024

Zequinha entrega 11,5 mil kits de material escolar a alunos de Cruzeiro do Sul

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima iniciou na manhã desta sexta-feira, 26, a…

26/04/2024

Governador determina recolhimento de máquinas doadas as prefeituras

Durante a solenidade de entrega de casas no loteamento Jequitibá, no bairro Portal Amazonia, em…

26/04/2024

Ameaça de invasão fez governo entregar casas às pressas e parte delas estavam sem energia

Parte das 19 casas que foram entregues pelo governador Gladson Cameli na tarde desta sexta-feira,…

26/04/2024