Menu

Após questionamento do ac24horas, Huerb proíbe estagiários na enfermagem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ac24horas recebeu uma denúncia de que profissionais de enfermagem que prestam serviço voluntário em forma de estágio no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), estariam cobrindo plantão de profissionais que são servidores da saúde estadual.


A denúncia afirma que o servidor é escalado, recebe pelo plantão extra, mas não comparece ao Huerb e quem na verdade trabalha seria o estagiário. A suposta prática é ilegal, já que o estagiário só pode prestar serviço por 5 horas e não pode assumir a vaga de um profissional, além do que o servidor estaria supostamente recebendo sem trabalhar.

Publicidade

O ac24horas recebeu, inclusive, fotos do livro de registro dos plantões que consta o nome do técnico de enfermagem e estagiário Railton e os plantões em que trabalhou.


A reportagem entrou em contato com o gerente de enfermagem do Huerb, Daniel de Oliveira, que negou a existência da prática, mas confirmou que o técnico substitui quando falta algum profissional ou há um furo na escala. “Esse profissional tem disponibilidade em todos os períodos. Devido o déficit de profissionais e inúmeras faltas temos muitas dificuldades para ofertar um serviço de saúde de qualidade. Assim, quando falta um técnico ou tem um furo na escala ele nos dar uma força, sabendo que não tem remuneração e que no final do estágio recebe uma declaração que consta o tempo de estágio e as atividades desenvolvidas”, afirma.


Após o questionamento, a direção do Huerb resolveu proibir esse tipo de serviço e, inclusive, não permitindo mais a permanência nas dependências da unidade de saúde desses voluntários como profissionais. A decisão é assinada pelo próprio Daniel de Oliveira, por Fabíola Souza, diretora de assistência e Welber de Lima, diretor geral do Huerb.



 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido