Menu

Gula, pecado capital!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A crise na base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa, que culminou com a queda do deputado Gerlen Diniz (Progressista) e a ascensão do deputado Luís Tchê (PDT) na liderança do governo, revelou um lado oculto que pouca gente sabe: um dos sete pecados capitais definidos pela Igreja Católica que é a gula! A pressão para emparedar o governador tem aumentado a cada dia. Até um bloco foi formado exigindo uma Secretaria de Estado de porteira fechada para votar a favor dos projetos dos Poder Executivo. O certo é que muitos parlamentares não se contentam com a poderosa estrutura dos mandatos oferecida pela Casa do Povo. O governo fez concessões generosas e tem resistido a pressão não se sabe até quando. A ida de Luís Tchê para a liderança pode amenizar a gula, mas só o bispo pode absolver alguns deputados no confessionário da Catedral. Segundo a Igreja, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Uma das missões do Tchê será pregar a temperança nas reuniões.



. Já dizia o rei Salomão em sua profunda sabedoria:


. “A medida do ter nunca enche”!


. Depois de comunicar ao então governador em exercício, deputado Nicolau Junior (Progressista), que queria deixar a liderança do governo, o deputado Gerlen Diniz (Progressista) saiu do radar.


. Ninguém conseguia falar com ele, nem o bispo!


. Os deputados (não todos) precisam ter consciência de que acima dos interesses familiares, particulares, partidários estão os interesses do povo.


. A crítica é construtiva!


. Por sua vez, o governador Gladson Cameli (Progressista) não pode transformar o governo em feudos políticos loteando o governo.


. É preciso parcimônia de alguns políticos.


. Parcimônia é uma proteína que faz a gente ficar corado diante de algumas situações não muito ortodoxas; essas que redundaram, por exemplo, na Operação Lava Jato.


. Como diz o seu João Cambão lá do Taquari:


“Meu filho, as coisas mudaram, os políticos precisam acompanhar as mudanças; olha os casos de Brasiléia, Capixaba e Senador Guiomard.


. Os prefeitos foram presos!


. De volta ao Legislativo…


. O deputado Roberto Duarte (MDB) não negociou cargos com o governo para manter a independência.


. Correto, só precisa se descolar um pouco da oposição!


. Com o projeto do MDB de lança-lo pré-candidato a prefeito da capital, Roberto Duarte não deverá aceitar a presidência nem a relatoria da CPI da Energisa.


. Havendo acordo da oposição com a base do governo o presidente da CPI poderá ser o deputado Daniel Zem (PT).


. A base parlamentar indicaria o relator.


. O novo líder Luís Tchê disse que Roberto Duarte é muito transparente na relação política o que facilita o diálogo.


. Para Tchê, é necessário conversar individualmente com cada parlamentar para saber seus anseios, sonhos, desejos para melhorar o Acre.


. Rindo do quê, Zé Lezim!


. No Senadinho a conversa ontem era de que a prefeita Socorro Neri (PSB) não será candidata à reeleição.


. Está imbuída em fazer um bom mandato até o dia 31 de dezembro do ano que vem!


. Não que ela não queria, mas as condições econômicas não permitem a recuperação total da cidade o que lhe prejudicaria politicamente.


. Sei não, ó!


. O Partido dos Trabalhadores e o PC do B iriam adorar se ela desistisse, mas não dizem nada, tipo jacaré quando vai pegar uma presa, fica só de butuca.


. Segundo o alemão doidão Friedrich Nietzsche, existem desejos no homem que ele sente, mas não confessa (ou diz o contrário) porque é um fraco.


. Eu, por exemplo, sou fraco!


. Tem alguém forte por aí?!


. Bem lembrado, a vereadora Lene Petecão (PSD) assumiu a prefeitura de Rio Branco na ausência da prefeita Socorro Neri e do presidente da Câmara, Antônio Morais (PSB).


. Lene aproveitou para visitar, fiscalizar e inspecionar a operação tapa buracos na região do 2º Distrito.


. Lene é 200% popular, o Petecão, só 100%!


. E a mãe do governador Gladson Cameli, a dona Linda Cameli, liga para o filho toda semana dando os esfrega para ele botar os secretários para trabalharem.


. Não há amor maior do que amor de mãe!


. Uma terça feira abençoada!