Menu

Agentes do Iapen cogitam ‘fechar’ as pontes caso não sejam recebidos pelo governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de irem até a sede da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira, 7, os agentes penitenciários do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) seguiram para a Casa Civil, para se manifestarem contrários ao possível processo seletivo que o Estado, por recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), tem a intenção de realizar ainda este ano.

Os agentes pretendem fechar as duas pontes centrais de Rio Branco caso não sejam recebidos nesta mana por representes do governo do Acre. O que a categoria almeja é o pagamento de suas devidas promoções, renovação no quadro de profissionais no órgão e realização de concurso público. Segundo o presidente do Sindicato Iapen no Acre (SINDAP-AC), Eden Azevedo, o governador Gladson Cameli teria prometido durante a campanha das eleições de 2018 que faria concurso efetivo para a classe.

Anúncio

“Nossa união é mais forte que qualquer governo temporário ou comissionado”, dizem os manifestantes. Os profissionais não têm pressa em acabar com o protesto, já passam, inclusive, uma lista para comprar almoço aos que participam do ato. “Estamos aqui para resolver. Esse evento é simples, o maior evento vai ser quando decidirmos parar o presidio”.

Os agentes reclamam que já presenciaram três ‘pirangueiros’ mototaxistas fecharem o centro de Rio Branco e serem recebidos pelo governo, enquanto que dezenas de profissionais do Iapen não recebem o mesmo tratamento.

A categoria tenta, no gabinete do governador, ser recebida pela equipe de governo para tratarem sobre o assunto por meio de representantes da classe e do Estado.

“O senhor governador prometeu durante a campanha concurso efetivo para a classe e fora isso, queremos os pagamentos das gratificações e nosso plano anual de valorização , além de uma melhor condição de trabalho. Hoje o sistema penitenciário se encontra caótico, precário, ruas esburacadas, esgoto ao céu aberto. Queremos um diálogo”, diz o sindicalista, informando ainda que a cerca de dois meses entregou uma carta aberta ao governador e seus representantes, mas não obteve nenhuma resposta. “Eles prometeram nos chamar e até agora nada”, frisou Eden Azevedo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.