Conecte-se agora

Viúva de Orleir prepara atividades em memória do ex-governador

Publicado

em

No próximo dia oito de maio completam-se seis anos da morte do ex-governador Orleir Cameli, um dos filhos mais ilustres e queridos de Cruzeiro do Sul.

A viúva Beatriz Cameli tem realizado um belo trabalho em prol da memória do ex-governador, e esta semana, vem realizando uma série de entrevistas na rádio e TV de Cruzeiro para divulgar as atividades das celebrações deste ano.

Em seu perfil no Facebook ela escreveu: “dando a conhecer atividades a ser realizadas nas escolas do município de Cruzeiro do Sul no dia 8 de maio, ao se completar 6 anos de saudades de Orleir Messias Cameli, onde serão plantadas mudas de árvores e exposições sobre a trajetória da vida e obra do ex prefeito , empreendedor e ex-governador com uma maneira de manter viva a sua memória”.

Na rede

Festival da Farinha: multidão e escolha de rei e rainha marcam segundo dia do evento

Publicado

em

A expectativa da organização de atrair de 5 a 8 mil pessoas a cada noite no Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul se confirma. Com dois feriados seguidos e salários pagos antecipadamente por parte do Governo do Estado e prefeitura do município, o público lotou a Praça Orleir Cameli na noite desta terça-feira, 27.

Além dos shows, o público prestigiou a escolha da realeza do evento. Giovana Freire é a Rainha do 5° Festival da Farinha, tendo como rei, Raul Rocha.

Quem vai ao Festival tem a oportunidade de ver a feitura da farinha na estrutura tradicional e na agroindústria, que produz o item agrícola de forma automatizada.

A estudante Andreia Khainder, que faz pesquisa de mestrado na região, diz que o que mais gostou foi de ver a produção da farinha e aproveitou pra comprar também tapioca, feita na hora, biscoitos e o famoso beléu. ” Isso é uma riqueza e poder ver parte dessa cadeia produtiva da mandioca é muito importante. E a gente valoriza ainda mais quem faz e o próprio produto “, conta.

Continuar lendo

Na rede

Carro pega fogo em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

No final da manhã desta terça-feira, 27, um carro pegou fogo na Avenida Copacabana, em Cruzeiro do Sul. A condutora, identificada como Clodomira, não ficou ferida, mas segundo o Corpo de Bombeiros o veículo teve perda total.

A motorista informou que seguia em direção a Secretaria de Saúde quando ouviu um barulho na parte interna do painel do carro e percebeu o fogo. Populares ainda tentaram em vão apagar as chamas.

O aluno oficial do Corpo de Bombeiros,Fabrício Machado, disse que havia grande quantidade de material inflamável no veículo e segundo testemunhas, o fogo começou no painel próximo ao aparelho de som do carro.

” O tempo resposta foi muito bom mas infelizmente as chamas se espalharam muito rápido e a perda foi quase que total. Nós vamos fazer um relatório para ajudar a proprietária, que perdeu seu veículo”, citou.

Veja o vídeo :

play-rounded-fill
Continuar lendo

Na rede

Zequinha abre Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, abriu na noite desta segunda-feira, 26, o 5° Festival da Farinha, que prossegue até quarta-feira, 28, dia de aniversário de 118 anos do município. A expectativa de público a cada noite é de 5 a 8 mil pessoas.

Os produtores e a farinha, afirma o prefeito, são os protagonistas do evento. Na estrutura montada no local, o processo de feitura manual e industrial da farinha é demonstrado para os visitantes, além dos subprodutos, como a goma, tapioca e outros itens.

” O Festival evidencia o trabalho nossos produtores. A farinha de Cruzeiro do Sul não é apenas um produto, é parte de nossa identidade e por isso este é um momento tão importante para nós. É também um momento de celebrar a cultura e a produção regional, de reencontrar amigos e familiares. E com os salários já pagos aos 4 mil servidores e os dois feriados as pessoas vão poder aproveitar “, pontua Zequinha, ressaltando a oportunidade de renda para os empreendedores que estão no evento.

Elisanete Gomes, produtora do Ramal da Mariana conta que sente orgulho de demonstrar como faz a farinha que a população encontra à venda. ” Muita gente conhece a farinha só na embalagem já pronta. Aqui todos podem ver como torramos a farinha e fazemos goma e tapioca “, relata.

Os shows com artistas locais são realizados em dois palcos.

O vice prefeito Henrique Afonso, o secretário de Fazenda do Estado, Amarísio Freitas e o diretor do Sebrae, Ney Santos além de vereadores e secretários participaram da abertura do 5° Festival da Farinha.

Números do Festival da Farinha

•Entre 5 a 8 mil pessoas são esperadas em cada noite do evento

• 150 artistas se apresentarão nos 2 palcos incluindo cantores, músicos, Djs e dançarinos.

• 20 candidatos disputam os títulos de Rei e Rainha do Festival

• 2 Casas de Farinha estão montadas no evento: 1 tradicional e 1 automatizada

• 3 secretarias municipais estão na coordenação do Festival: agricultura e abastecimento, turismo e empreendedorismo, cultura, esporte e lazer

Continuar lendo

Na rede

Mulheres de presos tentam fechar ponte em Cruzeiro do Sul e PM retira grupo do local

Publicado

em

No final da tarde da tarde desta segunda-feira, 26, mulheres de presos do Complexo Penitenciário Manoel Neri tentaram fechar a Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, mas foram impedidas pela Polícia Militar, que retirou o grupo do local e o material utilizado por elas para interromper o tráfego de veículos. Não houve feridos. As mulheres começaram o protesto na frente do presídio, passaram pelo Ministério Público e foram para a Ponte, onde tentaram interromper o tráfego.

Elas reforçam o movimento dos maridos que iniciaram uma greve de fome nesta segunda-feira nos Blocos 7 e 8 do Complexo Penitenciário Manoel Neri, que abrigam os presos do Comando Vermelho. Segundo a direção do presídio, são cerca de 400 detentos nesta situação e o restante segue se alimentando. Em Rio Branco, os presos também estão em greve de fome. Eles reclamam da quantidade e qualidade da alimentação e do excesso de exigência com relação aos visitantes. Os detentos querem também mais vagas de trabalho para a remissão de penas.

A direção do Instituto de Administração Penitenciária- INPEN, divulgou Nota assinada pelo presidente Glauber Feitoza, dizendo que as reivindicações foram parcialmente atendidas.

Em relação a qualidade da alimentação fornecida nas unidades, segundo o Instituto, em atendimento à solicitação, houve vistorias e análises dos alimentos servidos, ficando constatado que esses estão dentro dos padrões exigidos, inclusive em termos de higiene sanitária e sob acompanhamento de profissional nutricionista. Mas o governo reconhece que há necessidade de melhoria estrutural da cozinha, ” o que já está sendo providenciado”.

No caso das visitas, o IAPEN informa que fará uma reanálise para concessão da carteira de visitante.

Quanto ao aumento das vagas de artesanato para redução de pena, segundo a Nota, ficou acordado que a cada dois meses serão ofertadas cem vagas a mais até que seja atinguida a capacidade máxima, de mil inscritos na atividade.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.