Cacique Fernando Katukina “se ofereceu” para os partidos de direita
A sessão da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul do Sul desta quinta-feira, 2, foi realizada na Aldeia Katukina, localizada há cerca de 80 quilômetros da cidade, onde vivem 1.038 índios divididos em oito terras.
Apenas 6 dos 14 vereadores foram à aldeia participar da sessão, conduzida pelo presidente Francisco Clodoaldo (PR). Ouviram da liderança indígena, o Cacique Fernando Katukina, pedidos para a instalação de uma creche municipal na aldeia, a recondução do representante Katukina na coordenação indígena da prefeitura de Cruzeiro do Sul, e que na Lei Orgânica da Câmara Municipal, haja algum item que remeta à forte presença indígena da região do Juruá.
“Nós somos eleitores, temos nossa força e queremos as autoridades assim mais próximas da gente. Nunca havia sido realizada uma sessão aqui e esperamos que os vereadores possam levar nossos pedidos ao prefeito e demais autoridades”, destacou a liderança katukina.
O presidente da Câmara, Francisco Clodoaldo, disse que sua gestão busca uma maior aproximação com as comunidades indígenas e ribeirinhas. “Vamos fazer essa ponte entre a comunidade indígena e a prefeitura e cobrar para que realmente seja instalada uma creche aqui e vamos dar encaminhamento às outras demandas”, assegurou o presidente, que prometeu realizar novas sessões na aldeia.
Durante sua fala na sessão de vereadores em sua aldeia, a cacique Fernando Katukina, eu já fui candidato a vereador pelo PCdoB e PSB, anunciou que vai se filar a um partido de direita e fez uma afirmação inusitada: “ Estou aqui me oferecendo que nem uma prostituta. Nada mais de esquerda, não fomos valorizados, agora vou sim para a direita e nós vamos apoiar esse projeto agora”, explicou ele, que teve 385 votos em sua primeira eleição e 401 votos na segunda.
Fernando disse que deverá escolher entre o MDB, PP e PDT. E na hora já recebeu convite dos vereadores do MDB, Antônio Costa e Mazinho da BR, Chaguinha do Povo e Keleo do PDT e Francisco Clodoaldo do PR. “Fernando é uma liderança e será bem-vindo em qualquer partido”, disse Clodoaldo.
Os Katukina vivem às margens da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e o Rio Liberdade em 8 terras (em breve a nona será criada). No local há duas escolas e ensino fundamental e médio. Oito índios katukina fazem faculdade na Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul. O Cacique Fernando Katukina está em vias de entregar seu TCC e se formar em Ciências da Natureza. “Somos bem informados: um povo que vai se desenvolver cada vez mais. Não somos mais brabos como já fomos: somos da paz!” concluiu o Cacique.
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Em jogo com vaias ao time, o Botafogo…
O Palmeiras jogou mal, mas venceu o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, no estádio…
Torcedores do Clube de Regatas do Flamengo se reuniram em frente à loja Havan, em…
“Sou torcedor do Flamengo desde o abrir dos olhos”, esbanjando simpatia afirmou Aldemir Barbosa da…