Conecte-se agora

Projeto Mães Produtivas ajuda mulheres com filhos com doenças raras a cursar o ensino superior

Bolsas de estudo que ajudam a driblar a falta de oportunidade podem ser pleiteadas até 10 de maio

Publicado

em

Cerca de quatros anos atrás, Eulina Silva Farias, 38 anos, recebeu a notícia de que o filho que gestava nasceria com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, o que a fez ter receio quanto ao futuro do filho e ao seu, tendo em vista que teria pela frente muita luta e abdicação. “Descobrir o diagnóstico foi terrível e desesperador. Ainda hoje é tudo muito difícil porque, apesar de o pai dele conviver comigo, não me ajuda nas atividades. Sou sozinha para praticamente tudo. É como se eu tivesse perdido a minha identidade”, relembra.

Hoje, com apenas três anos, o pequeno Deividy depende da mãe nas sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia no Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred); nas consultas com neuropediatras, pediatra, oftalmologista e nutricionista, no Hospital Geral Roberto Santos; além das sessões de fisioterapia e hidroterapia na Organização não-Governamental (ONG) aBRAÇO a Microcefalia.

Dedicando-se exclusivamente aos cuidados do filho, Eulina não deixa de sonhar em cuidar também de si. Ela deseja montar o próprio negócio para dar uma vida melhor à família e sabe que, para isso, dar continuidade aos estudos é fundamental na própria trajetória. “Acredito que o ensino superior é importante pra que eu possa me capacitar, ingressar novamente no mercado de trabalho e ser útil à sociedade. Penso em ser uma microempreendedora e a graduação em Logística vai me ajudar a gerir o negócio, ou até mesmo conseguir emprego, e ter como dar uma qualidade de vida melhor ao meu filho”, afirma.

Mães Produtivas

O que Eulina não imaginava era que o empurrão para dar seguimento ao seu sonho viria de um aplicativo de mensagens espontâneas. Foi assim que conheceu o projeto Mães Produtivas, que oferta bolsas de estudo integrais específicas para mulheres que têm crianças com síndromes e doenças raras. O Mães Produtivas foi idealizado pela ONG Alianças de Mães e Famílias Raras (AMAR) e o grupo Ser Educacional/UNINASSAU, em 2016, em Pernambuco, devido à grande incidência de casos de Microcefalia. A iniciativa, no entanto, foi ampliada para contemplar casos de crianças com outras condições.

Em 2019, estão sendo ofertadas 250 bolsas de estudo gratuitas em graduações e pós-graduações na modalidade Educação a Distância (EAD). “A ação foi criada para levar a qualificação profissional para essas mães, que não podem fazer aulas presenciais, pois são cuidadoras dos filhos. Mais de 70% das mães foram abandonadas pelos companheiros, muitas estão desempregadas e em processo de depressão”, ressalta o presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz. As inscrições estarão abertas até 10 de maio. As candidatas devem buscar informações por meio do telefone 4020-9734 (ligação local) e, em seguida, entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) da unidade de ensino para agendar o atendimento presencial.

As oportunidades estão disponíveis nas seguintes instituições: a Universidade UNIVERITAS/UNG, em Guarulhos; a Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém; os Centro Universitários Maurício de Nassau – UNINASSAU em Recife, Salvador e Maceió; o Centro Universitário Universus Veritas (UNIVERITAS), no Rio de Janeiro; as Faculdades UNAMA em Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco; as Faculdades UNINASSAU em Fortaleza, Natal, João Pessoa, Manaus, São Luís, Teresina e Aracaju; e as Faculdades UNIVERITAS em Belo Horizonte, Anápolis, Cuiabá e Palmas.

Agência Educa Mais Brasil

Cotidiano

Flamengo volta a vencer o Corinthians e é semifinalista da Libertadores

Publicado

em

Por

O Flamengo é o primeiro semifinalista da Libertadores 2022. Na noite desta terça-feira, 9, o Rubro-negro venceu o Corinthians por 1 x 0 no Maracanã e garantiu a primeira das quatro vagas à semifinal da competição continental.

O time de Dorival Júnior sofreu sustos no primeiro tempo, mas com gol de Pedro após passe de Arrascaeta na segunda etapa, sacramentou a classificação e agora espera por Vélez Sarsfield ou Talleres, em confronto argentino que definirá o adversário da equipe brasileira.

Com a desvantagem de dois gols, o Corinthians partiu para cima dos donos da casa e assustou em lance com Adson no começo da partida. Por sua vez, o Flamengo chegou com chute perigoso de Gabigol de fora da área aos 35 minutos. Sem muitas emoções, o jogo seguiu com o time carioca com a larga vantagem para o segundo tempo.

Mas na volta para a etapa final, o Flamengo mostrou porque é um dos melhores times do Brasil no momento. Arrascaeta invadiu a área pela esquerda e deixou Pedro na boa para empurrar, logo aos seis minutos, praticamente decretando a classificação. Ainda deu tempo de Bruno Mendez ser expulso e enterrar de vez as chances dos paulistas.

O Flamengo apenas administrou a vantagem até o fim do jogo e esperou o apito final da classificação. Ao Corinthians, restam as disputas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. No sábado (13/8), enfrenta o arquirrival Palmeiras em jogo direto pelo título da competição nacional.

Continuar lendo

Cotidiano

Fifa vai antecipar início da Copa do Mundo para atender o Qatar

Publicado

em

Por

A Copa do Mundo de 2022 vai começar um dia antes do que o planejado inicialmente, em vez de 21 de novembro, a competição terá início em 20 de novembro, no domingo, com o jogo entre Qatar e Equador.

A decisão já foi tomada pela Fifa internamente e deve ser oficializada nos próximos dias. A antecipação foi um pedido da organização do Mundial do Qatar, para que a inauguração do torneio seja em um evento mais destacado dos outros dias de jogos.

Na tabela inicial, a estreia da seleção anfitriã da Copa 2022 seria o terceiro jogo do dia 21. Na prática, a abertura seria o duelo entre Senegal e Holanda, às 7h (de Brasília), previsto para o Al Thumama Stadium, essas duas seleções também estão no grupo A, ao lado de Qatar e Equador.

A mudança na tabela fará com que a Copa tenha 29 dias, a final está programada para 18 de dezembro, no Lusail Stadium.

A estreia da seleção brasileira será em 24 de novembro, contra a Sérvia. Pelo calendário internacional, todos os jogadores deverão ser liberados para as suas respectivas seleções em 13 de novembro.

Continuar lendo

Cotidiano

Casa é incendeia na zona rural de Xapuri após dono queimar lixo no quintal

Publicado

em

Um incêndio de uma casa, no ramal da Ribeiracre, na zona rural de Xapuri, na tarde desta terça-feira (9), foi provocado por uma queima de lixo no quintal feita pelo dono, segundo informação do Comando do Corpo de Bombeiros de Xapuri.

Um vídeo que foi divulgado em redes sociais mostra a casa já quase que totalmente consumida pelo fogo, junto com um áudio de um morador relatando o incêndio da casa e que a causa teria sido a queda de um raio.

A comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado na cidade, tenente Laiza Mendonça, informou que a unidade não foi notificada da ocorrência, mas ela disse que confirmou o fato por meio de uma pessoa conhecida.

Posteriormente, a comandante complementou a informação descartando que uma descarga atmosférica tivesse sido a causa do incêndio.

“Não foi raio, foi um lixo que o dono foi queimar e começou a ventar, daí acabou espalhando para o campo e pegando na casa. Realmente, ele não ligou para os Bombeiros, pois em menos de 10 minutos a casa já estava tomada pelo fogo e ele não conseguiu tirar nada de dentro”, afirmou.

Continuar lendo

Cotidiano

Gladson vai tomar café da manhã com Bolsonaro e Ciro Nogueira na quinta-feira, 11

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) recebeu um convite nesta terça-feira, 9, para participar de um café da manhã com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e com demais candidatos ao governo e senado da República pelo partido Progressistas.

Segundo informações repassadas ao ac24horas, o encontro deve ocorrer na próxima quinta-feira, 11, às 8h da manhã no Palácio da Alvorada e deve contar com a participação do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

O encontro deve servir como um alinhamento para que Bolsonaro possa declarar apoio a algumas candidaturas ao governo de vários Estados do país, incluindo ao chefe do executivo acreano.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!