Após determinação do governador Gladson Cameli em passar a responsabilidade e manutenção dos radares de Rio Branco para a prefeitura da capital acreana, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) informou nesta terça-feira, 30, que desligou 55 radares que estavam instalados na cidade.
Os radares foram desativados gradativamente. Agora, serão passados para a competência da prefeitura. Segundo o governador, a gerência dos radares sempre foi de responsabilidade do município, no entanto, a existência de uma espécie de convênio mantinha a relação entre governo e prefeitura.
O órgão alerta que, mesmo com a mudança, as multas que já foram aplicadas por meio dos radares enquanto estavam funcionando em Rio Branco serão mantidas.
“A RBTRANS atuará nas áreas do transporte público de passageiros, sinalização viária e trânsito e terá por finalidade: implantar e manter as sinalizações verticais, horizontais e semafóricas”.
O Detran notificou a empresa Consórcio Rio Branco Seguros II para que procedesse com o desligamento de todos os equipamentos de fiscalização eletrônica, objeto de contrato rescindido fundamentado no parecer técnico da PGE.
Antes, os recursos arrecadados com as multas por radares eram divididos entre a prefeitura e o governo do estado. Agora, que passará a ser responsabilidade da prefeitura, o valor deve ser destinado somente ao município.